Delegada Chefe da Polícia Civil do Estado, Nadine Anflor anunciou medida nesta terça-feira, 16 de abril Farroupilha terá uma sala de atendimento especializado à mulher.
Delegada Chefe da Polícia Civil do Estado, Nadine Anflor anunciou medida nesta terça-feira, 16 de abril
Farroupilha terá uma sala de atendimento especializado à mulher. Essa foi a grande notícia apresentada pela Chefe da Polícia Civil Gaúcha, a delegada Nadine Anflor, no workshop, realizado na tarde desta terça-feira, 16 de abril.
A ideia é criar salas direcionadas ao atendimento às mulheres vítimas de violência nas Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPAs). O serviço não tem data para ser implementado, porém a expectativa é que inicie de forma simultânea à inauguração da nova sede da Polícia Civil no prédio do antigo do Fórum, prevista até o final do primeiro semestre.
A palestra, comandada pela delegada Nadine, contou com as explanações da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Caxias do Sul, Carla Zanetti e a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves, Deise Ruschel. As três apresentaram dados sobre a violência de gênero na Serra para um público de aproximadamente 100 mulheres, representantes dos serviços municipais de saúde, assistência social e organizações da sociedade civil. As profissionais reforçaram a importância de se criar uma rede de atendimento à essas mulheres dentro dos municípios, além de casas de acolhimento para as vítimas que não têm para onde ir após sofrerem violência.
Em seu discurso, o prefeito Claiton Gonçalves, salientou a luta da administração para instalação de uma delegacia especializada ao atendimento a mulher em Farroupilha. “O convite que fiz a delegada Nadine para vir a Farroupilha é também um compromisso da minha administração em oferecer um serviço especializado as mulheres vítimas”, destacou o prefeito. Outro ponto debatido no workshop foi o tratamento para homens que praticam violência, como forma de prevenir que o agressor reincida. Farroupilha, por meio da Assistência Social, executa um programa com os agressores em parceria com o Fórum do município. Segundo dados apresentados pela Delegada Deise, de Bento Gonçalves, a cada 10 homens que o programa atende, apenas três voltam a ser violentos.
A plateia, que lotou o Restaurante do Parque dos Pinheiros, foi orientada sobre a Lei Maria da Penha e todos os mecanismos que ela oferece para a defesa das vítimas de violência doméstica.
Texto e fotos: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 17/04/2019