Durante a 10ª Conferência de Saúde, realizada nesta sexta-feira, 12 de abril, o subeixo do grupo da saúde dentro do Projeto Farroupilha 2020-2040 aplicou uma pesquisa de campo para identificar quais os anseios da população sobre o tema.

Durante a 10ª Conferência de Saúde, realizada nesta sexta-feira, 12 de abril, o subeixo do grupo da saúde dentro do Projeto Farroupilha 2020-2040 aplicou uma pesquisa de campo para identificar quais os anseios da população sobre o tema.  

Como um dos principais objetivos do Farroupilha 2020-2040 é ouvir as demandas da população, os grupos estão realizando uma força-tarefa, participando de todos os eventos públicos, para chegar até a comunidade e escutar suas sugestões ou reivindicações para o município. Questões como: “Qual a maior fragilidade dos serviços de saúde do município? E, o que poderia ser melhorado no atendimento hospitalar?”, estão presentes na pesquisa distribuída para o público.  

A 10ª Conferência da Saúde contou com a palestra da Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) Ana Maria Rodrigues e reuniu poder público e comunidade, para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal. O evento também é uma oportunidade para serem apresentados os resultados positivos desenvolvidos após as principais reivindicações da última conferência, ocorrida há quatro anos.  As conclusões e reivindicações locais analisadas em conjunto são posteriormente apresentadas na esfera estadual e federal.

Farroupilha 2020-2040

O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.

Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.

Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto.  Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.

Texto e foto: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 12/04/2019