Projetos Qulificação e Startups Juvenil foram lançados para garantir ensino e emprego Os projetos “Qualificação” e “Startup Juvenil”, que fazem parte do “Empreender Vila Esperança”, foram lançados na quinta-feira, dia 28, no condomínio industrial...
Projetos Qulificação e Startups Juvenil foram lançados para garantir ensino e emprego
Os projetos “Qualificação” e “Startup Juvenil”, que fazem parte do “Empreender Vila Esperança”, foram lançados na quinta-feira, dia 28, no condomínio industrial sustentável Greentec. Os dois programas irão atender a 20 jovens da comunidade vizinha, com idades entre 16 e 21 anos, garantindo aprendizado, e oportunidades emprego e renda e criação de empresas/startups, a fim de desenvolver ideias inovadoras ligadas à pesquisa e novos modelos de negócios.
Além disso, os projetos buscam despertar atitudes empreendedoras e inovadoras que resultem em projetos nas áreas científicas, culturais e sociais, contribuir na melhoria da autoestima e na valorização dos jovens como cidadãos, estimulando a cooperação entre a comunidade, por meio da parceria entre Poder Público, meio empresarial e instituição de ensino e pesquisa, capacitando os participantes nas temáticas de empreendedorismo, liderança, inovação, tecnologia da informação e legislação empresarial, tendo como público alvo os moradores da localidade.
Para o prefeito Claiton, o projeto irá incentivar o desenvolvimento pessoal dos jovens participantes. “O trabalho dignifica as pessoas e esta oportunidade vai mostrar que vocês são inteligentes, grandes e poderosos”. Segundo o ele, e esforço das empresas em conjunto com o Poder Público Municipal vai garantir muitas oportunidades. “Estamos, juntos com a prefeitura e as empresas parceiras, abrindo as portas para vocês colocarem seus talentos para fora. A Vila Esperança, Farroupilha, a Serra Gaúcha e o mundo todo precisa de vocês”, incentivou Claiton.
O projeto “Empreender Vila Esperança” atenderá às famílias em vulnerabilidade social em uma área que faz divisa territorial com o Greentec, que possui estrutura para instalação de 132 empresas de produção tecnológica, desenvolvendo princípios de sustentabilidade econômica e ambiental. Neste condomínio, estão sendo instaladas empresas com potencial de inovação, bem como uma unidade do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs)
Idealizados pela Conecta Assessoria e Consultoria em Projetos de Inovação, os projetos Qualificação e Startup Juvenil contam com a Parceria do Greentec, Arcelor Mittal, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Prefeitura Municipal de Farroupilha, ANC Urbanizadora, RPP Construtora, Caixa Econômica Federal, por meio da ONG Moradia e Cidadania, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha (CICS), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), APL Metal Mecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Sistema S, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha e Bitcom.
Texto: Tomaz Graciliano
Fotos: Caiani Lopes
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/03/2019