Projeto esteve no bairro São José na última sexta-feira, onde foram doadas mais de 3,5 mil peças Possibilitar que os donativos arrecadados pelo Banco Social cheguem a quem realmente precisa é a principal função da modalidade itinerante do proje...
Projeto esteve no bairro São José na última sexta-feira, onde foram doadas mais de 3,5 mil peças
Possibilitar que os donativos arrecadados pelo Banco Social cheguem a quem realmente precisa é a principal função da modalidade itinerante do projeto. Desde o seu início, em dezembro de 2018, foram distribuídas mais de 7,5 mil peças de vestuário para a população dos bairros Vila Esperança, Industrial e São José.
O Banco Social é um órgão da Administração Municipal de Farroupilha, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, suprir as necessidades básicas das famílias em situação de vulnerabilidade social através da arrecadação e destinação de donativos. O banco Social Itinerante visa atender àqueles pessoas e comunidades que, pelos mais diversos motivos, não conseguem se deslocar até o Banco Social e buscar as doações.
A secretária de Desevolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, afirma que o projeto itinerante é uma forma mais eficaz de garantir o destino correto dos materiais. “a equipe do Banco Social tem se deslocado até a população através dessas ações, pois de nada adianta recebermos as doações dos cidadãos e os itens ficarem estocados nas prateleiras sem serem destinados àqueles que precisam. Por isso, temos nos esforçado ao máximo para que todos possam ser atendidos”, avalia
A primeira ação do Banco Social Itinerante ocorreu em dezembro de 2018, na Vila Esperança, onde foram distribuídas aproximadamente 1,9 mil peças de roupas. No bairro Industria, em janeiro de 2019, 2,5 mil peças tiveram destino. O bairro São José recebeu o projeto na semana passada e mais de 3,5 mil itens foram distribuídos para a comunidade e, principalmente, para o Grupo Pastoral da Criança.
O Banco Social
O Banco Social atende na Rodovia dos Romeiros, 440, nos fundos do CTG Ronda Charrua, no turno da tarde para recebimento e encaminhamento de donativos. O horário é de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30. No turno da manhã o funcionamento é interno para triagem, conserto e organização dos itens recebidos.
A arrecadação e distribuição não se limita vestuário e calçados, mas também são recebidos e encaminhados eletrodomésticos, utensílios para cozinha, móveis, louças e outros itens que servem para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e vítimas de calamidades.
Arrecadação de doações:
As doações podem ser feitas diretamente no Banco Social, ou através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). Em caso de impossibilidade de deslocamento até os locais citados, o interessado em fazer a doação poderá agendar o recolhimento através da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Antes de doar, é importante verificar se os itens se encontram em bom estado para utilização de quem o necessitar.
Distribuição de doações:
Para recebimento de roupas e calçados, os munícipes poderão se dirigir diretamente ao local portando documento de identificação pessoal e também dos integrantes do núcleo familiar que necessitam, além de comprovante de residência. Para outros itens, é necessário que se dirijam até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.
Texto e fotos: Matheus Capelari
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gob.br
Data de publicação: 27/02/2019