A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, participante do programa Conecta Biblioteca, apoia a ONG Recode na promoção das oficinas on-line e disponibiliza a Estação Digital para os interessados em participar das formações.
A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, participante do programa Conecta Biblioteca, apoia a ONG Recode na promoção das oficinas on-line e disponibiliza a Estação Digital para os interessados em participar das formações.
Com o objetivo de propiciar a formação em mediação de leitura, a organização social Recode, voltada ao empoderamento digital, e o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer), criaram em parceria as Oficinas de Mediação em Leitura. Pela primeira vez em formato 100% on-line, o projeto visa formar bibliotecários, professores, educadores sociais, estudantes e profissionais que atuam em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e prisionais. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever para o primeiro módulo, que começa no dia 5 de fevereiro.
Ao todo, o projeto disponibilizará gratuitamente dez oficinas que serão oferecidas a cada mês pela plataforma digital da Recode. A expectativa é capacitar 100 profissionais e estudantes por oficina. Cada participante receberá, ao final do módulo cursado, um certificado com o selo iiLer / Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e, para quem concluir as dez oficinas, será emitida uma certificação especial de formação em Mediação de Leitura. Para se inscrever, basta entrar na plataforma da Recode, acessando o linkhttp://plataforma.recode.org.br
Ao atuar como mediador de leitura, o bibliotecário ou o estudante estará apto a tornar a biblioteca um espaço fomentador da cultura e da leitura, ou seja, um espaço vivo e dinâmico que atenda às demandas de seus usuários e acolha atividades que vão além da pesquisa e do empréstimos de livros.
O percurso das oficinas foi pensado como uma formação continuada para as 200 bibliotecas apoiadas pela Recode e contribui com um dos eixos principais do Plano Nacional do Livro e Leitura, voltado à formação de profissionais que atuam nesses espaços.
Cada oficina pretende abordar um dos aspectos que compõem a formação, em temas como: Novas Tecnologias; Contação de Histórias; A Biblioteca como Espaço de Leitura; Mediação de leitura; Literatura infantojuvenil; Práticas leitoras; Leitura e Relações de Trabalho; O Sentido da Leitura e a Leitura dos Sentidos; Dinamização de Acervos e Biblioterapia.
Mais informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac através do telefone 3261.7923 ou whatsapp 99632-9829.
Sobre a Recode
A Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital de jovens a partir da mobilização de uma rede de instituições. Por meio da criação e disseminação de metodologias de formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais, busca ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas e estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia. Assim, empodera indivíduos para reprogramar realidades. Com 23 anos de atuação, a Recode está presente em 7 países com 600 centros de empoderamento digital e já alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas.
Fonte: ONG Recode
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 30/01/2019