Verão é sinônimo de calor, praia, férias e diversão. Mas também é a época de problemas recorrentes: escorpiões, ratos, baratas e mosquitos, as conhecidas pragas urbanas.
Verão é sinônimo de calor, praia, férias e diversão. Mas também é a época de problemas recorrentes: escorpiões, ratos, baratas e mosquitos, as conhecidas pragas urbanas.
As chuvas e o calor próprios desta estação estão aumentando exponencialmente os problemas com escorpiões. Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes com este animal têm crescido e apenas em 2018 foram registrados mais de 141 mil casos no Brasil.
Em Farroupilha, até o momento não foi registrado nenhum caso de pessoa picada por escorpião. Mas, nos últimos meses, foram verificados focos nos seguintes locais: três focos no bairro Medianeira, dois no Monte Pasqual, dois focos no bairro Industrial e um no Centenário.
Os escorpiões capturados nesses locais são da espécie Tityus costatus de coloração marrom-amarelada apresentando três faixas longitudinais no dorso, ou dorso preto, apresentam tamanho médio entre 5 e 7 cm. Dentre as espécies de escorpião, este é o considerado menos venenoso.
Mas a população deve estar atenta para o aparecimento de outras espécies, visto que o aparecimento dessa espécie representa que existem condições favoráveis para a proliferação de escorpiões em nosso município. Os fatores que atraem o escorpião são a umidade, aglomeração de entulhos, restos de construção e acúmulo de lixo, ambientes propícios para se abrigarem. Eles podem migrar de uma área para outra escondidos em cargas de madeira, hortifrutigranjeiros, embalagens de papelão e entre outros.
Caso alguém encontre alguma espécie de escorpião no pátio ou local de circulação, é importante que encaminhe para análise na Vigilância Epidemiológica (localizada na Rua Ulderico Cesare Lodi, 252 Centenário). Orienta-se para levar o escorpião morto em um frasco fechado para evitar possíveis acidentes no manuseio.
Cuidados
Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até dois dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:
- Enjoo e vômitos;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Tremor e espasmos musculares;
- Suor;
- Palidez;
- Sonolência ou agitação
- Pressão baixa ou pressão alta;
- Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
- Falta de ar.
Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Manter o local da picada voltado para cima;
- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
- Beber bastante água;
- Buscar pronto socorro.
Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.
Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios receitados pelo médico. Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas terem desaparecido.
Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como:
- Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes;
- Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;
- Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas;
- Manter animais como galinha, coruja, gansos ou sapos no quintal, pois são predadores dos escorpiões;
- Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los.
- Evitar deixar restos de comida de animais domésticos no pátio.
- Cuidado com os esgotos das pias domésticas que transportam restos de comida atrativos aos escorpiões.
A limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Divulgação/Internet
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 25/01/2019