A convite do Secretário Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha (RS), Vandré Fardin, e do Prefeito Claiton Gonçalves, a presidente da Assespro-RS, Aline Deparis – que também é CEO da Maven e Trubr –, esteve na prefeitura do mun...
A convite do Secretário Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha (RS), Vandré Fardin, e do Prefeito Claiton Gonçalves, a presidente da Assespro-RS, Aline Deparis – que também é CEO da Maven e Trubr –, esteve na prefeitura do município para levar informações e atualizações sobre a tecnologia de blockchain e seu impacto na gestão pública. A intenção, segundo o gestor de TI do município, Gabriel Bianchet Tavares, é aplicar soluções para um modelo de governo eletrônico e identidade digital.
Uma das recomendações da presidente da Assepro-RS foi o município adotar um sistema de identidade digital de procedência de vinho. No dia 4 de janeiro, Farroupilha ganhou o título de Capital Nacional do Moscatel, oficializado pela Lei 13.795, por ser o maior produtor dessa variedade de uva. Assim, seria possível acompanhar todo o processo de produção de vinho, certificar as etapas e publicar através do blockchain para que o consumidor possa rastrear a procedência da bebida.
Outros projetos tecnológicos que o município de Farroupilha está desenvolvendo são o “Prefeitura sem papel”, que deve ser concluído ainda neste ano, a ampliação do número de serviços oferecidos de forma on-line ao cidadão e o “Alvará digital”. Hoje. Farroupilha é o município mais rápido do Brasil para emissão de alvará, ainda analógico, com prazo de 24 horas.
A presidente da Assespro-RS também aproveitou o encontro para convidar todos os gestores para um curso inédito promovido pela associação de certificação para DPO ( Data Protection Officer , ou Encarregado de Proteção de Dados), que será realizado no dia 8 de abril em Porto Alegre e que está inserido no contexto da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fonte: Assessoria de imprensa da Assespro-RS
Data de publicação: 24/01/2019