A última caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio – que liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha por estradas nas zonas rural e urbana de cinco municípios – será realizada a partir desta sexta-feira, 11....

 

 A última caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio – que liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha por estradas nas zonas rural e urbana de cinco municípios – será realizada a partir desta sexta-feira, 11. O objetivo é apurar as possíveis necessidades técnicas para que o trajeto inteiro possa ser realizado pelos peregrinos com segurança.

    Os 186 quilômetros serão percorridos pelo Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, e pelos farroupilhenses Gilberto Galafassi e Mario Romano Maggioni. Eles sairão de Canela e passarão por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. A chegada no Santuário de Caravaggio em Farroupilha está prevista para o final da quarta-feira, 16. “Nós vamos fazer a experiência completa em seis dias, caminhando uma média de 30 quilômetros por dia, parando para fazer refeições em Igrejas e capitéis e passando a noite nos pontos de apoio parceiros do projeto, como hotéis, pousadas e um seminário”, explica Casali.

   Em maio de 2018, Galafassi andou 800 quilômetros em 40 dias no Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. Dessa vez o percurso será menor, mas, segundo o executivo não menos desafiador. A ideia é que, baseado em sua experiência, ele também possa fazer sugestões em relação à sinalização, pontos de apoio, cuidados segurança, entre outros apontamentos.

   Ainda de acordo com Casali, será apurada a possibilidade de oferecer condições para que as pessoas possam fazer o roteiro em 12 dias, percorrendo cerca de 15 quilômetros diariamente. “Como o Caminhos de Caravaggio propõe a reflexão, o encontro com si mesmo, a contemplação da natureza e das belas paisagens, queremos que os peregrinos possam realizar a caminhada num período mais espaçado, respeitando seus limites, tendo à disposição uma estrutura adequada para realmente aproveitar e apreciar o caminho”, ressalta.

   Em sua crônica semanal, publicada em jornal da cidade e em suas redes sociais, Maggioni mostrou entusiasmo e fé para a longa jornada. “O roteiro, seguindo o Rio Caí, conduzirá a morros e riachos, a Marias e Joanetas. Carregarei comigo os sinos que dobram os vales carregados de uvas. Quanto menos peso, melhor. Bastam as paisagens, os rios, as árvores e os pássaros. Este é o caminho”, escreveu.

Confira o roteiro da comitiva:

1º dia: Canela – Gramado – 33 km

2º dia: Gramado – Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – 35,5 km

3º dia: Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – Nova Petrópolis (Linha Imperial) – 34,5 km

4º dia: Nova Petrópolis (Linha Imperial) –  Caxias do Sul (Vila Cristina) – 30 km

5º dia: Caxias do Sul (Vila Cristina) –  Farroupilha (São Roque – 4º distrito) – 30 km

6 º dia: Farroupilha (São Roque – 4º distrito) –  Farroupilha (Santuário de Caravaggio) – 23 km

O Caminhos de Caravaggio

O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes. “Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali. Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que a sugestão inicial é que os caminhantes façam uma média de 30 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha.

Em novembro de 2018, o Roteiro foi pré-lançado durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, em Gramado, quando um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro foi assinado pelos prefeitos dos cinco municípios envolvidos na rota. Este consórcio garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio.

    Além disso, cada cidade deverá realizar neste ano oficinas de turismo rural para a preparação da comunidade e empreendimentos presentes na rota. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).

Texto: Renata Parisotto

Fotos Caminhos de Caravaggio: Adroir Fotógrafo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

 

Data de publicação: 08/01/2019