A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, promoveu quarta-feira, 12, ato para entrega dos contratos firmados com a construtora Arcari do Residencial Vista do Vale.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, promoveu quarta-feira, 12, ato para entrega dos contratos firmados com a construtora Arcari do Residencial Vista do Vale.  

Os 220 apartamentos serão construídos no bairro 1º de Maio, através do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1,5, no valor de R$ 117 mil cada imóvel. Além do subsídio disponibilizado pelo Governo Federal, o adquirente da unidade habitacional recebe também um subsídio da Administração Municipal no valor de R$ 9.377,00.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Gloria Menegotto, explica o município é pioneiro nessa modalidade. “Levando em consideração a grande procura dos munícipes por programas habitacionais e o momento de crise financeira vivenciado no país, o Departamento de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação buscou como alternativa mais viável economicamente, a realização de um projeto habitacional no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1,5, faixa essa, até então, executada exclusivamente pelo setor privado.”

No dia 30 de novembro, 183 beneficiários assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal, possibilitando a liberação de recursos federais para o início das obras. Os apartamentos remanescentes já estão sendo escolhidos pelos demais inscritos no Programa, que ainda não haviam passado por avaliação para aprovação de financiamento com a Caixa.

Através da criação da Lei Municipal nº 4.358, de 18 de outubro de 2017, o Poder Público Municipal, no âmbito da Política Municipal de Habitação de Interesse Social, ficou autorizado a doar uma área de terra para pessoa jurídica legalmente constituída, mediante processo de chamada pública, para fins de utilização em empreendimento habitacional de interesse social, integrante do programa Minha casa Minha Vida, faixa 1,5.

A publicação no Diário Oficial do Município do nome da empresa credenciada para elaboração do projeto e construção das unidades habitacionais se deu no dia 26 de outubro de 2017. A partir daí iniciaram-se os trâmites legais para aprovação de projeto arquitetônico que proporcionará a construção de 220 unidades habitacionais.

Com toda a documentação devidamente aprovada, em 28 de fevereiro de 2018 foi aberto edital, em primeira chamada, para inscrição dos interessados em participar do processo de seleção para a aquisição das unidades habitacionais.

Foram realizadas quatro chamadas para inscrição de interessados, sendo que a segunda foi realizada em 29 de junho, a terceira em 12 de setembro e a quarta e última chamada foi realizada em 16 de outubro de 2018, o que ocasionou um total de 821 inscritos.

Texto: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo/ Assessoria de Imprensa

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 13/12/2018