O Senado Federal abriu, em seu site, uma enquete para saber a opinião da sociedade civil sobre a Projeto de Lei da Câmara nº 83 de 2018, que confere o título de Capital Nacional do Moscatel à cidade de Farroupilha.
O Senado Federal abriu, em seu site, uma enquete para saber a opinião da sociedade civil sobre a Projeto de Lei da Câmara nº 83 de 2018, que confere o título de Capital Nacional do Moscatel à cidade de Farroupilha. A consulta pública está disponível no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=134079 . Para participar é só clicar e registrar seu voto a favor do projeto. Até o momento foram registrados 132 votos a favor da proposição.
O Prefeito Claiton Gonçalves destaca que a distinção como Capital Nacional do Moscatel é um passo importante para alavancar o turismo e valorizar o setor vitivinícola. “O projeto é importante para Farroupilha pela questão do turismo, pela produção da uva e do vinho, em nome do trabalho dos vitivinicultores, da relação deles com o desenvolvimento do nosso município e da importância de se resgatar historicamente a maior produção de uva moscato em relação ao Brasil inteiro” diz.
Todos os projetos de lei e demais proposições que tramitam no Senado ficam abertos para receber opiniões desde o início até o final de sua tramitação. Segundo o portal, a votação proporcionada pela consulta pública “não vincula votos ou opiniões dos senadores”. Assim, ela tem o propósito de sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador.
O Moscatel em Farroupilha
Ao longo dos anos, a matriz econômica da cidade se diversificou muito e, além dos setores malheiro, calçadista, moveleiro e de confecções, outros cresceram, como o vitivinícola. A cidade é hoje a terceira maior produtora de uvas do país e a maior produtora nacional da variedade moscato. Os vinhos finos, em especial os espumantes moscateis, são reconhecidos nacional e internacionalmente, não só pela abundante produção, mas pela qualidade dos seus rótulos. Nos últimos anos, os moscatéis ganharam visibilidade e prestígio através das premiações obtidas em diversos concursos.
Além da qualidade que as uvas moscatéis proporcionam ao espumante farroupilhense, uma das variedades – a Moscato Branco – também é original. Presente na Serra Gaúcha desde 1930 ela somente é cultivada comercialmente no Brasil, principalmente em Farroupilha, o que contribuiu para a concessão do registro da Indicação Geográfica Farroupilha para vinhos finos moscatéis, publicada em 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da Indicação de procedência – IP Farroupilha – já somam mais de 1 milhão de garrafas. Para fomentar ainda mais o setor no município e divulgar o nome da cidade como a terra do moscatel, vitivinicultores, poder público, associações e entidades não poupam esforços. Os investimentos vão desde a qualificação da produção e participação em concursos mundiais, até a promoção de eventos que dão visibilidade e atraem turistas para o município, como o Festival do Moscatel.
Texto: Renata Parisotto
Fotos: Adroir Fotógrafo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 23/11/2018