Orquestra, danças, teatro, e curtas-metragens retratam o cinema mundial, tema das atividades de 2018     Com um repertório voltado a sucessos do cinema mundial, como A Pantera Cor-de-Rosa, Rocky Balboa, Titanic, Star Wars e Vingadores, a Orquestra...

 Orquestra, danças, teatro, e curtas-metragens retratam o cinema mundial, tema das atividades de 2018

   

Com um repertório voltado a sucessos do cinema mundial, como A Pantera Cor-de-Rosa, Rocky Balboa, Titanic, Star Wars e Vingadores, a Orquestra 1° de Maio, mantida pelo Centro de Atendimento Integral (CAI) do bairro, realiza uma apresentação para marcar o encerramento do projeto neste ano. O evento ocorre na próxima sexta-feira, dia 30, a partir das 19h30min, no Salão da Comunidade.

O pleylist da orquestra retrata os trabalhos desenvolvidos pelo CAI 1º de Maio ao longo de 2018 com o projeto Cinema, que explorou nas diversas áreas do conhecimento, títulos de filmes de sucesso no mundo e que se consolidaram por aspectos como roteiro, figurino, trilha sonora, etc. Além da apresentação da Orquestra, os presentes terão a oportunidade, ainda, de assistir peças de teatro, dança e filmes de curta-metragem produzidos pelos alunos durante o ano.

Conforme a direção da escola, o cinema é uma arte que possibilita a representação do mundo, a expressão de sentimentos e a compreensão daquilo que somos e fazemos, sem contar todo o caráter estético envolvido. Por ser um excelente meio de construção da aprendizagem, foi o tema escolhido em 2018.

O Centro de Atendimento Integrado (CAI)

O CAI 1° de Maio, é mantido pela Prefeitura de Farorupilha e a atende180 alunos com idades entre 6 e 13 anos. No turno oposto ao da escola, oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde e desenvolve atividades de apoio pedagógico, aulas de Matemática, Arte, Música, Informática, Educação Física, Xadrez, além de oficinas de Dança, Teatro e Taekwondo.

A Orquestra

Uma das atividades de destaque da instituição é a Orquestra 1° de Maio, que iniciou suas atividades em novembro de 2015, sob a orientação do professor Eduardo Reis Soares. As aulas de música são oferecidas a todos os alunos, e, por meio dessas, são selecionados os estudantes com maior interesse e aptidão para serem inseridos no grupo de instrumentistas, que hoje é formado por aproximadamente 40 alunos, que ensaiam duas vezes por semana, juntos, e separadamente em horários pré-definidos. Os alunos têm acesso a instrumentos como flautas (doce e transversal), escaletas, clarinetes, violinos, violoncelos, saxofones, como também instrumentos de percussão.

 Na orquestra, os alunos são responsáveis por aprender as músicas propostas, participar dos ensaios e apresentações, ajudar os alunos que estão a menos tempo no grupo, colaborar com os colegas e o professor durante as atividades e auxiliar na montagem e desmontagem tanto nos ensaios quanto nas apresentações.

Data de publicação: 22/11/2018