Próximo de completar 6 anos, a administração do prefeito Claiton Gonçalves na Prefeitura de Farroupilha tem como uma de suas principais marcas a transparência e a eficiência na gestão.

   

    Próximo de completar 6 anos, a administração do prefeito Claiton Gonçalves na Prefeitura de Farroupilha tem como uma de suas principais marcas a transparência e a eficiência na gestão. Ao longo desse tempo, as contas do poder executivo municipal sempre foram aprovadas pela Câmara Municipal e pelos Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União, responsáveis pela fiscalização e controle dos gastos públicos.

    A credibilidade adquirida junto aos órgãos fiscalizadores ocorre mesmo diante do rigor com que eles executam seus trabalhos. Segundo o prefeito, a razão está na forma como conduz a gestão. “Somos absolutamente transparentes”, diz ele, que também lembra que o Tribunal de Conta do Estado observa mais de 70 itens ao analisar as contas dos órgãos públicos.

     O êxito na realização desse trabalho é analisado também pelo secretário municipal de gestão e desenvolvimento humano Vandré Fardin. “Somos uma gestão que prima pelo zelo e os devidos cuidados com os recursos públicos. E isso exige um preparo grande. Temos uma equipe técnica muito capacitada. Cotidianamente realizamos os processos administrativos com a máxima atenção ao que está estabelecido nas Leis”, destaca.

   A gestão responsável e eficiente da Prefeitura de Farroupilha já foi reconhecida publicamente por órgãos e instituições diversas. Em 2015, por exemplo, o prefeito Claiton Gonçalves recebeu, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o “Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet”; em 2015 e 2016, recebeu o “Prêmio Gestor Público”, concedido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco) e a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec), dentre outros.

Farroupilha vive situação diferente ao que ocorre em todo o país

Lista divulgada em julho deste ano pelo Tribunal de contas da União (TCU) revelou que 7.431 gestores públicos da administração direta e indireta em todo país, entre eles prefeitos e governadores, tiveram suas contas rejeitadas no período entre 2010 e 2018. Nenhum desses, pelo menos desde 2013, ano em que se inicia a primeira gestão do prefeito Claiton Gonçalves, são de Farroupilha.

   A responsabilidade com os recursos públicos acima da média nacional também pode ser identificada de outra maneira. Enquanto 63% das prefeituras fecharam 2017 no vermelho, segundo estimativa extraída de um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, a prefeitura de Farroupilha encerrou o ano no azul, isto é, com os gastos dentro da dotação orçamentária estabelecida para o período. Isso significa pagamentos de servidores em dia, realização de obras e execução de serviços de saúde e educação, por exemplo, regulares.

    Mesmo diante da forte crise que abala o país, em Farroupilha a administração municipal realiza diversos investimentos. Só em 2017, foram aplicados R$ 16 milhões em obras, garantindo 10 KM de asfaltamento, solução de alagamentos, como no bairro Ipanema, reformas de escolas, etc.

   Tudo isso torna a cidade um bom local para se investir. Nada menos que 857 novos empreendimentos foram abertos ano passado, gerando aproximadamente 1.200 novos empregos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 21/11/2018