Na tarde de sábado, 10, foi realizado o pré-lançamento do Roteiro Caminhos de Caravaggio, com a assinatura do protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro.

Na tarde de sábado, 10, foi realizado o pré-lançamento do Roteiro Caminhos de Caravaggio, com a assinatura do protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro. Os prefeitos dos cinco municípios envolvidos na rota participaram do ato, que ocorreu durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, no Serra Park, em Gramado. O Festuris é considerado pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.

A partir da assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo para os municípios é encaminhar um projeto de lei para as câmaras de vereadores de cada cidade para a aprovação do consórcio intermunicipal. Este consórcio garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio.

O roteiro, de aproximadamente 200 quilômetros, liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela e de Farroupilha, por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. O trajeto pode ser feito a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes.

O Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, ressaltou as peculiaridades do roteiro. “Já percorri parte do trajeto a pé. O Caminhos de Caravaggio não tem comparação com nenhum outro caminho, ele é próprio, ele é único, porque ele é de Caravaggio, é da nossa serra. O Caminhos de Caravaggio é surpresa a cada instante.”

Os prefeitos dos outros quatro municípios também falaram sobre este grande projeto. Régis Luiz Hahn, prefeito de Nova Petrópolis, afirma que “a vida da gente não é fácil e o que nunca podemos perder na vida é a fé, por isso tenho certeza que esse roteiro será de autoconhecimento e possibilitará unir as regiões Uva e Vinho e Hortênsias, enaltecendo ainda mais a nossa serra gaúcha.”

Para o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, O Caminhos de Caravaggio “não é só um roteiro para produzir riqueza, é um roteiro para recuperar valores que muitas vezes acabam perdidos na vida, de sentir a natureza, de conviver com as pessoas que fazem a mesma caminhada, de descobrir o belo sentido da solidariedade humana tão ausente no mundo de hoje.”

Já o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, destaca que “Caminhos de Caravaggio é mais que uma rota, é uma experiência de fé. Parabéns a todos que se envolveram para que este caminho possa ser oportunizado para o Estado do Rio Grande do Sul.”

Por fim, o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bortolucci, ressaltou que “o projeto pode ser grandioso, mas ele não terá valor nenhum se ele se esgotar na arquitetura, aí vem o binômio protagonismo e solidariedade, cada município tem que ser protagonista desse projeto e solidário aos projetos dos demais municípios, sem isso não teremos condições de dar segmento.”

O Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, apresentou o projeto do roteiro Caminhos de Caravaggio. “Agradeço por confiarem a nós uma responsabilidade de tocar um projeto tão grandioso. O Caminhos de Caravaggio é sem dúvida um roteiro turístico que ficará para a eternidade. Um dos importantes passos é o planejamento, estamos agora estruturando e buscando apoio e qualificação nas comunidades que compõem esses 200 Km de caminhada.”

O ato de pré-lançamento do roteiro contou ainda com a participação de Bob Santos, Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo. “Parabenizo as prefeituras que estão fazendo um belíssimos trabalho, pois não é fácil fazer uma rota como esta. O turismo religioso é um segmento de destaque e crescimento. O Ministério do Turismo está de portas abertas na questão de sinalização turística e qualificação dos moradores.”

Por fim, o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Padre Gilnei Fronza, avaliou o roteiro. “A expectativa é a melhor possível, uma ideia original e autêntica que brota do coração de quem certamente tem a fé como inspiração e vai criar toda uma identidade ao nosso lugar. Vai se associar àquela grande romaria que nós temos, será uma rota que vai espalhar ainda mais o nome do Santuário e do municípios para o mundo todo.”

  

Roteiro Caminhos de Caravaggio

A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e a farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.

O Caminhos de Caravaggio tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes.

Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que os caminhantes devem fazer em torno de 28 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha. Para isso, questões como a instalação de pontos com estrutura de apoio ao turista e de descanso, hospedagem, ampliação da iluminação e sinalização já estão sendo estudadas entre o poder público e as comunidades locais.

O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).

Festuris

O FESTURIS Gramado chegou a sua 30ª edição. A feira aconteceu de 8 a 11 de novembro e ocupou 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado/RS. É considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina. Nesta edição a feira esteve dividida nos seguintes espaços: LGBT, Luxury, FESTURIS Gastronomia, Cultural e Religioso, Entretenimento, Inovação e Tecnologia, MICE Corporativo, Business, Sustentabilidade e Turismo Verde e Salas de Capacitações.

Cerca de 2 mil marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 15 mil profissionais vindos de todos os continentes.  Nesta edição, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), os negócios fomentados dentro da feira resultaram em um impacto econômico de R$ 300 milhões.

Atuaserra

Farroupilha esteve presente na 30ª edição do Festival Internacional de Turismo. Junto com outros municípios da serra gaúcha, a cidade fez parte do estande da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra).

O tema do espaço foi a espiritualidade. Por isso, as onze localidades participantes levaram seus símbolos de fé para a exposição e distribuirão brindes alusivos à temática, como o pãozinho de Santo Antônio, de Vila Flores, fitinhas de Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata e de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, entre outros. Também dividiram no estande os municípios de Carlos Barbosa, Cotiporã, Flores Da Cunha, Garibaldi, Nova Roma Do Sul, Protásio Alves e Veranópolis.

No estande também foi realizada uma programação paralela ao evento como o lançamento da Experiência Gastronômica e Religiosa “Sabor e Fé”, da Adega Chesini, de Farroupilha. O atrativo já está em funcionamento desde maio e proporciona um tour guiado pela vinícola, museu familiar e fonte milagrosa, finalizando com uma refeição temática. O cardápio, elaborado com fundamentação bíblica, tem peixe assado, salada com ervas amargas, grãos, lentilha, arroz e vários tipos de pães, entre eles o pão sem fermento, utilizado por Jesus Cristo na Santa Ceia.

Texto: Claudia Chiele e Renata Parisotto

Fotos Festuris: Claudia Chiele

Fotos Caminhos de Caravaggio: Adroir Fotógrafo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 12/11/2018