Farroupilha mais uma vez foi agraciada com o Prêmio Gestor Público 2018, que avalia e reconhece publicamente os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.
Farroupilha mais uma vez foi agraciada com o Prêmio Gestor Público 2018, que avalia e reconhece publicamente os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.
A cerimônia de premiação dos projetos vencedores foi realizada na noite de terça-feira, 6, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Dos 134 projetos inscritos, 43 foram contemplados com troféus ao Prêmio Gestor Público Especial, Prêmio Gestor Público, Prêmio Destaque Administração Tributária, Menção Honrosa e Certificados de Reconhecimento.
Dos quatro projetos inscritos pela Administração Municipal, dois foram reconhecidos com Menção Honrosa: Farmácia Solidare e Atitude Cidadã. Receberam menções honrosas dez projetos já premiados com o Troféu Prêmio Gestor Público em 2015, 2016 e 2017 e que demonstraram continuidade das ações em níveis iguais ou superiores aos apresentados inicialmente.
O projeto Farmácia Solidare já havia sido premiado com o Prêmio Gestor Público em 2015 e com Menção Honrosa em 2016. O projeto Atitude Cidadã levou o troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária em 2017. O reconhecimento agora, em 2018, com mais Menção Honrosa, é pela manutenção desses projetos.
O prefeito Claiton Gonçalves destacou a honra de receber mais esse reconhecimento. “Estou muito feliz com esses projetos que alcançaram muito além do que esperávamos. O Atitude Cidadã ensinou as crianças dentro da escola o caminho da fiscalização, ensinou aos pais exigirem a nota ao fazer uma pequena compra e que isso garante tributação ao reverte ao município em retorno de ICMS. A Farmácia Solidare alcança em três anos mais de 10 mil pessoas que recebem remédio gratuito que impactaria nos cofres públicos e ainda retira do meio ambiente mais de dois mil quilos de remédios vencidos. Como representante do município, estou muito feliz com essas conquistas”.
A comissão julgadora foi formada por representantes do Sindifisco-RS, Afisvec, Assembleia Legislativa, Banrisul, ARI, Ajuris, Famurs, PGQP e Fecomércio. O tema em destaque nesta edição foi “Receita para Crescer: Alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação”. A solenidade de premiação contou com as apresentações do Coral da Secretaria da Fazenda e do Grupo Monte Belo – Música, Canto e Dança, projeto vencedor do Prêmio Gestor Público 2017.
Farmácia Solidare
Coordenado pela Primeira Dama Francis Somesni, o projeto lançado em junho de 2015 tem como objetivos contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, reduzir o desperdício de medicamentos, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. Nesses três anos do projeto, mais de 10 mil pessoas receberam remédios gratuito. Além disso, foram retiras do meio ambiente mais de dois mil quilos de medicamentos vencidos.
Para ajudar, basta entregar os remédios nos pontos de coleta espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura, CEAC, Câmara de Vereadores, sindicatos, e algumas empresas do município. Podem ser doados qualquer tipo de medicação, inclusive fora das caixas. Todo material passa por triagem que avalia também lotes e condições dos comprimidos. Para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de Farroupilha ou apresentar receita médica particular, comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio e comprovante de residência de Farroupilha.
Atitude Cidadã
Através da educação fiscal, o projeto busca sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da Administração Tributária. Além de disseminar conhecimento sobre administração financeira, a iniciativa forma cidadãos conscientes, protegendo e preparando estes para a lide diária do consumo e do exercício de seus direitos e deveres. Na prática, os reflexos positivos chegam ao município a partir da exigência de cupons fiscais no comércio e na prestação de serviços, atitude que reverte em mais recursos para serem investidos na própria população.
O Prêmio
O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec.
Em 2015, Farroupilha foi agraciada na principal categoria, com o Prêmio Gestor Público Especial, através do projeto “Educação Digital no Fazer pedagógico”, trabalhado desde 2014, através do Programa do MEC-Proinfo. Seu principal objetivo é oferecer a educação digital aos professores da rede municipal de ensino. Para isso, diversas ações foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação. Uma delas foi a criação do Núcleo de Apoio tecnológico de Farroupilha (NATFAR), local onde os docentes atualizam seus conhecimentos, repassando-os de forma adequada aos alunos da educação infantil até o nono ano. O diferencial em relação a outros municípios, é que a capacitação é ofertada dentro da carga horária dos professores.
Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria, oportuniza momentos de socialização nos encontros presenciais; propõe atividades voltadas à sala de aula como o uso da lousa digital; promove oficinas práticas, pedagógicas com softwares específicos; oportuniza fóruns de discussões, entre outras atividades.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Adroir Fotógrafo
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 07/11/2018