Na quinta-feira, 25, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, promoveu uma palestra sobre a Junta Digital.

Na quinta-feira, 25, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, promoveu uma palestra sobre a Junta Digital. Mais de 50 contadores de escritórios e empresas de Farroupilha estiveram reunidos no auditório de Ceac. Na ocasião foi apresentado o projeto de registro digital de todos os processos da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS-RS).

Cleverton Signor, secretário geral da JUCIS-RS, e Cezar Roberto Perassoli, diretor de registro, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Severgnini, explicaram que, a partir de 1º de janeiro, os processos serão 100% digitais em Farroupilha.

O projeto, conhecido como Junta Digital ou Junta sem Papel, tem como meta permitir que os empreendedores utilizem os serviços demandados com mais celeridade. Algumas consultas – que antes poderiam demorar dias, sendo feitas por malotes – poderão ser resolvidas em questão de horas. Com isso, constituir ou extinguir companhias, consultar ou oficializar documentos, todas essas e outras ações empresariais ficarão mais ágeis e menos burocráticas no Estado com a digitalização, permitindo uma operação via on-line pelos usuários.

A digitalização foi iniciada em 2015, através de uma parceria com o Sebrae. Atualmente, no Estado, existem, aproximadamente, 30 milhões de documentos de registros de empresas, dos quais 28 milhões já estão digitalizados.

Entre os benefícios da ação digital para o empreendedor está a disponibilidade 24 horas dos serviços, a eliminação do deslocamento até a Junta Comercial e a possibilidade do acompanhamento do fluxo do processo. Essa mudança potencializa trabalhos de profissionais como contadores e advogados.

“O encontro realizado entre escritórios de contabilidade e integrantes da Junta Comercial, em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, foi bastante esclarecedor, pois a proposta é uniformizar e agilizar os processos através da Junta 100% Digital, com isso reduzirá o tempo de processamento e envolverá menos pessoas para a análise documental. Sempre contamos com iniciativas como esta, para auxiliar os empresários farroupilhenses na desburocratização de suas rotinas e no desenvolvimento econômico do município”, avaliou a contadora Helena Teixeira, da Objetiva Contabilidade.

Data de publicação: 31/10/2018