Trabalho começou nesta terça-feira e continuará pelas próximas semanas A identificação das espécies de peixes e tartarugas existentes no lago do Parque dos Pinheiros começou nesta terça-feira, dia 30.
Trabalho começou nesta terça-feira e continuará pelas próximas semanas
A identificação das espécies de peixes e tartarugas existentes no lago do Parque dos Pinheiros começou nesta terça-feira, dia 30. Durante a captura, foi possível identificar peixes como carpas japonesas, black bass e carás, além de tartarugas das espécies orelha vermelha e tigre d’água, entre outras.
A ação faz parte de um estudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Farroupilha que irá avaliar a diversidade de peixes e tartaruga e as condições de vida das espécies de animais que habitam o lago do parque dos
O projeto visa conhecer melhor a ictiofauna (conjunto de peixes que habitam o ambiente) e também as espécies de quelônios (tartarugas) presentes no lago artificial que possui uma extensão aproximada de 10 mil metros quadrados. A equipe da secretaria pretende identificar a maior quantidade de espécies de peixes, além de avaliar a influência da atividade humana no habitat dos animais.
Os resultados do estudo serão utilizados posteriormente para a elaboração do plano de manejo do Parque dos Pinheiros, que também terá a flora e a fauna analisadas em um futuro próximo. Além disso, será possível projetar o desassoreamento do lago, que possui, atualmente uma lâmina d’água que varia de 70cm a 1,5m de profundidade. O estudo também irá embasar futuras campanhas de educação ambiental e projetos de preservação, entre outras análises.
Texto e fotos: Tomaz Graciliano
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 31/10/2018