Na semana passada, dias 22, 23 e 24, uma comitiva de Farroupilha visitou a cidade de Sobral com o objetivo de conhecer a política educacional da cidade cearense que tem a melhor rede pública municipal de educação do Brasil, segundo o Índice de Desenvo...

Na semana passada, dias 22, 23 e 24, uma comitiva de Farroupilha visitou a cidade de Sobral com o objetivo de conhecer a política educacional da cidade cearense que tem a melhor rede pública municipal de educação do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. O intercâmbio ocorreu a partir da sugestão da empresa Grendene, que possui unidade nos dois municípios.

A comitiva, liderada pelo prefeito Claiton Gonçalves, teve ainda a participação da secretária de Educação, Elaine Giuliato, do diretor geral da secretaria, Vinicius Grazziotin de Cezaro, e da coordenadora do Departamento Pedagógico, Márcia Finimundi Nóbile.

Na terça-feira, 23, o secretário de educação de Sobral, Herbet Lima, apresentou as práticas educacionais desenvolvidas nos últimos 20 anos, desde o planejamento estratégico, pilares e metodologia. A educação é trabalhada como prioridade do governo que, além de conquistar a melhor média do IDEB, apresenta uma boa estrutura de prédios, valorização de professores e índices de evasão escolar baixos. O município também já visa padrões internacionais de qualidade educacional. Ainda na prefeitura municipal, a comitiva foi recebida pelo prefeito Ivo Gomes, quando trocaram informações dos municípios.

Após, a comitiva visitou o Centro de Educação Infantil Profª Terezinha de Jesus Ponte Aragão e o ESFAPEGE – Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, onde é trabalhada a formação continuada dos professores.

“O mais importante foi conhecer o modelo de educação que Sobral apresenta hoje. O que chama atenção lá é a escolha dos diretores e coordenadores, realizada por meritocracia e não por indicação ou votação, e também eles deram capacidade de gestão de cada unidade escolar.  O que pude perceber é que nos falta gestão no processo de educação, mas podemos aperfeiçoar isso”, destacou o prefeito Claiton Gonçalves.

Para a secretária Elaine Giuliato, essa experiência mostrou que Farroupilha está no caminho certo para uma educação de excelência. “Essa viagem foi extremamente profícua porque a gente conseguiu detectar e objetivar mais ainda o nosso trabalho com educação. Nós estamos no caminho certo, estamos com um bom IDEB, temos a formação de professores muito parecida com o que eles tem lá, assim como a utilização dos espaços com a atendimento integral. O que nos deixa tranquilo é que estamos no caminho certo”, enfatizou Elaine.

Já na quarta-feira, 24, o prefeito Claiton Gonçalves foi recebido pelo diretor da Grendene de Sobral, Nelson Rossi, que o guiou pela fábrica que emprega 15 mil pessoas e tem uma produção de 600 mil pares de calçados por dia. “ A ida da Grendene pra Sobral criou um novo ciclo virtuoso para a cidade, oportunizando emprego, saúde e renda aos munícipes. Com o crescimento tecnológico, chegando a Indústria 4.0, estimulou que a cidade buscasse melhor formação universitária, o que exigiu cada vez mais a formação de base. Então, a Grendene faz parte desse crescimento também da educação. Com essa estimulação, Sobral tem a melhor faculdade de medicina do Ceará. As aulas de medicina do trabalho da Universidade Federal do Ceará ocorrem dentro da Grendene”, exemplificou Claiton Gonçalves.

Educação em Sobral

Sobral, no interior do Ceará, hoje tem a melhor rede municipal de ensino do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Em uma década, Sobral saltou da posição 1.366º, em 2005, e hoje ocupa o primeiro lugar do País, com 8,8 no último Ideb na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), entre mais de 5.570 municípios brasileiros. Sobral é exemplo para o Brasil de como boa gestão e políticas públicas educacionais com planejamento e foco no aprendizado dos alunos podem proporcionar um salto de qualidade para a educação pública.

O desempenho das escolas municipais de Sobral nos anos iniciais supera a média brasileira (5,5) e cearense (5,9), incluindo a avaliação das escolas privadas. Já na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Município obteve Ideb 6,7, superando a meta estabelecida para 2021 (6,6) e ocupando o 2º lugar no país, entre as redes municipais de educação.

A escola com o melhor Ideb do Brasil é de Sobral, a Escola Emílio Sendim com ideb 9,8. O Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão conquistou o terceiro melhor Ideb do Brasil (7,6), na avaliação dos anos finais, entre as escolas municipais. Das 100 melhores escolas do Brasil no 5º ano, 77 são do Ceará e 22 estão em Sobral; e das 100 melhores escolas do Brasil no 9º ano, 47 são cearenses e destas 21 são de Sobral.

O município colhe os frutos do choque de gestão e reforma educacional, iniciada há 20 anos. A política educacional é estruturada em três eixos estratégicos: o fortalecimento da gestão escolar – seleção de diretores e professores por critérios meritocráticos, formação continuada, autonomia administrativa, pedagógica e financeira para as escolas; o fortalecimento da ação pedagógica – com a qualificação e organização do trabalho em sala de aula; e a valorização do magistério – com reconhecimento, gratificação por desempenho e qualificação docente.

Um das estratégias responsáveis pela elevação dos indicadores de qualidade da educação Municipal foi a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que estabelece a alfabetização de todos os alunos até 7 anos de idade. Criado em Sobral, o programa foi ampliado para todo o Estado do Ceará, em 2007, e foi replicado em todo o Brasil pelo Governo Federal, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O município implantou o ensino em tempo integral do 6° ao 9° ano, com um currículo diferenciado, com ampliação da carga-horárias das disciplinas da base comum e outras como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana e Práticas Experimentais nos laboratórios, clubes de artes e esportes, entre outras.

Sobral universalizou o atendimento na pré-escola e, com 14 Centros de Educação Infantil (CEI), ampliou para cerca de 50% o atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches, enquanto a média de atendimento no Brasil é de 25%.

O município também já visa padrões internacionais de qualidade educacional. No segundo semestre deste ano, o Pisa for Schools foi aplicado em 50 escolas brasileiras, destas 19 estão no município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é analisar a aprendizagem dos estudantes das melhores escolas do Brasil, comparando com uma referência internacional, além de mapear os pontos fortes dessas escolas avaliadas e o que pode ser aperfeiçoado. Além do Brasil, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Moscou e Brunei. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é uma avaliação internacional projetada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para obter referências sobre o desempenho de estudantes de 15 anos de idade em Ciências, Matemática e leitura. O Pisa for Schools é uma avaliação específica para medir o desempenho dos alunos em pequenas comunidades escolares e tem questões similares ao Pisa tradicional.

Educação em Farroupilha

A rede municipal de Farroupilha tem um dos melhores índices do Ideb do Rio Grande do Sul, com média 7,2 nas séries inicias e 6 nas séries finais. Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano (séries iniciais) e nono ano (séries finais) do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.

Farroupilha tem a 5ª melhor média do estado nos anos iniciais e nos anos finais a 4ª melhor nota. A tendência de municípios pequenos destacarem-se vem se repetindo nas últimas avaliações, porém, Farroupilha é a única cidade com mais de 20 mil habitantes entre as cinco melhores do Estado.

Confira nos gráficos abaixo a evolução do Ideb da rede municipal desde 2005, ano da primeira edição do estudo:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz foi a melhor colocada entre das escolas de Farroupilha, com média 8,4 nas séries iniciais e 7,6 nas séries finais. Além disso, em 2017 a instituição aparece entre as escolas públicas que mais avançaram nos indicadores do Ideb nos anos finais. A escola de Farroupilha subiu sua nota de 4,9, em 2007, para 7,6 (três pontos acima da média estadual, que foi de 4,6).

Além da Escola Santa Cruz, Farroupilha aparece bem posicionada no ranking com as demais escolas:

Séries inicias:

EMEF Santa Cruz – 8,4

EMEF Ângelo Chiele – 7,8

EMEF Antônio Minella – 7,7

EMEF João Grendene – 7,6

EMEF Oscar Bertholdo – 7,3

EMEF Presidente Dutra – R$ 7,2

Série finais:

EMEF Santa Cruz – 7,6

EMEF Ângelo Chiele – 7,3

EMEF João Grendene – 6,5

EMEF Presidente Dutra – 6,5

EMEF Nossa Senhora Medianeira – 6,3

EMEF Oscar Bertholdo – 6,3

O trabalho focado em formações específicas dos professores da rede municipal é exemplo para municípios da região e um dos fatores que coloca Farroupilha entre os melhores do Ideb. A formação continuada, ou seja, a constante qualificação e atualização dos docentes. Além de melhorar a prática e ampliar o conhecimento, os estudos também auxiliam os professores a repensarem suas formas de transmitir os conteúdos, buscando alternativas de ensino diferentes das tradicionais e se adaptando às necessidades apresentadas pelos alunos.

Em Farroupilha, o poder público é um parceiro importante dos seus profissionais nesse quesito. Há muitos anos, a Prefeitura promove encontros de formação, porém, foi em 2014, que o assunto ganhou um novo olhar da Secretaria de Educação.

Para que os docentes acompanhassem os avanços tecnológicos e de fato pudessem fazer o uso pedagógico das informações, a Prefeitura implantou o Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha (Natfar), local onde os cerca de 700 professores de 27 escolas tiveram acesso à formação digital durante dois anos. De lá pra cá, as escolas também começaram a receber equipamentos que facilitaram a vida dos profissionais.

Com as atualizações no Natfar já consolidadas, foi o momento de dar mais um passo em busca da melhoria constante da educação em Farroupilha. As formações são realizadas de forma mais específicas, voltadas às áreas de atuação de cada professor, além de poder tratar de temas como a inclusão e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Uma vez por mês, os professores tem essa formação direcionada, sendo que elas sempre acontecem dentro do período escolar, nas horas/atividades.

A Prefeitura firmou parcerias importantes com instituições e profissionais, oportunizando encontros diferentes e que atendiam às expectativas dos docentes. Uma das parcerias mais importantes foi com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha. Diversos profissionais do IFRS compartilham seus conhecimentos em palestras e oficinas em diferentes áreas, como física, química, matemática, educação física, ciências, informática, entre outros.

Esse trabalho específico em relação a formação dos professores é destaque na região. A iniciativa vem chamando atenção e servindo como bom exemplo para outras cidades.

O objetivo final de todas as estratégias pensadas pelo poder público, sempre é o mesmo: oferecer uma educação cada vez mais qualificada ao estudante.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Design: Jonas Viega

Fotos: Divulgação/Secretaria de Educação

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 29/10/2018