A Escola Municipal Presidente Dutra conta agora com a Sala de Leitura Espaço da Imaginação, implantada na biblioteca da escola.

A Escola Municipal Presidente Dutra conta agora com a Sala de Leitura Espaço da Imaginação, implantada na biblioteca da escola. O novo local, que ajuda a criar interesse pelos livros e pelo conhecimento, foi viabilizado através da ONG Moradia e Cidadania da Serra.

O espaço foi idealizado para estimular a leitura através de atividades de contação de histórias, oficinas de desenho, entre outras que possam proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos. Em homenagem à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a inauguração do espaço foi realizada quinta-feira, 25.

“A Sala de Leitura Espaço da Imaginação é a realização de um sonho da nossa comunidade escolar. Um espaço onde serão desenvolvidas muitas atividades ligadas ao Projeto ‘Eu Sou Leitor’ que está sendo desenvolvido na escola desde 2016 com o objetivo de formar cidadãos capazes de ler o mundo ampliando o seu conhecimento” explica a orientadora pedagógica da escola, Glória Maria Finimundi, que estabeleceu contato com a coordenadora da ONG, Débora Cristina Bolzzoni.

A Sala de Leitura proporciona um espaço lúdico para incentivar o interesse pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura, escrita e interpretação entre as crianças e jovens. A reorganização do espaço promove melhor qualidade, mais conforto e melhores condições de atendimento aos alunos da escola e toda comunidade escolar.

Para a qualificação do acervo, a ONG desenvolveu o projeto Desapegue-se, no qual foram arrecadados mais de mil livros. A campanha aconteceu na Agência da Caixa em Farroupilha e entre colegas e aposentados da CAIXA, na Escola Presidente Dutra e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Além dos parceiros da ONG Moradia e Cidadania da Serra, a execução do projeto teve também a participação da comunidade escolar, através do CPM da Escola Presidente Dutra, que providenciou a pintura e instalação elétrica de novas lâmpadas para o espaço. Foi um trabalho baseado na sustentabilidade, aproveitando materiais e livros, e também estimulando a integração e o envolvimento da comunidade.

A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa Econômica Federal. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda. Com a constatação de que o caráter de personalidade jurídica ajudaria a levar os projetos adiante, permitindo a ampliação de suas atividades, o movimento acabou se transformando em uma Organização Não – Governamental ONG, com abrangência nacional. A Moradia e Cidadania possui uma Presidência Executiva, sediada em Brasília e representações em todos os Estados do território brasileiro. No Rio Grande do Sul, coordenadora regional da Moradia e Cidadania é Débora Cristina Bolzzoni.

Fonte e fotos: Escola Municipal Presidente Dutra

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 26/10/2018