Colaboração é fundamental para definir os rumos da educação no município A participação da comunidade farroupilhense está aumentando para a formação da Base Nacional Curricular (BNCC).
Colaboração é fundamental para definir os rumos da educação no município
A participação da comunidade farroupilhense está aumentando para a formação da Base Nacional Curricular (BNCC). A consulta pública vai até o dia 31 de outubro e já registra cerca de 400 participações.
Saiba Mais:
Para atender as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que diz sobre o que é necessário ensinar nos diferentes níveis e anos de escolaridade, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através do Setor Pedagógico, vem trabalhando de forma intensa com todos os profissionais da educação desde 2015, quando foi estudada a primeira versão da Base. Os estudos ocorreram regularmente acompanhando o que foi proposto em nível nacional.
Desde o dia 08, até o dia 31 de outubro de 2018, está aberta a Consulta Pública para a comunidade participar e fazer as suas contribuições para atualizar o documento de referência. Para tanto, é possível acessar o link bit.ly/bnccfarroupilha e participar. O Referencial Curricular Municipal de Farroupilha data de 2012, e esta é a primeira vez que este documento apresenta o currículo desde a etapa do berçário, enfatizando a importância do desenvolvimento cognitivo desde a primeira infância.
Com a aprovação da BNCC, no final de 2017, os trabalhos em Farroupilha foram intensificados na rede municipal de ensino. Em 2018, aconteceram muitas ações no sentido de concretizar o que está posto no documento inicial. Entre as ações destacam-se o estudo das proposições curriculares nas diferentes áreas do conhecimento, a organização de mapas conceituais, os textos introdutórios das áreas de conhecimento e os quadros de aprendizagens.
Todo o material desenvolvido pelo setor pedagógico da Secretaria de Educação está na página da Implementação da BNCC, no portal da prefeitura de Farroupilha.
Data de publicação: 24/10/2018