Ampliação dos serviços e absorção das demandas da prefeitura pela empresa organiza limpeza, roçada e coleta de resíduos A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Farroupilha, em parceria com a Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento A...
Ampliação dos serviços e absorção das demandas da prefeitura pela empresa organiza limpeza, roçada e coleta de resíduos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Farroupilha, em parceria com a Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (Ecofar), começou a intensificar os trabalhos para deixar a cidade mais agradável visando a chegada do final do ano e também a preparação para receber a Expo Farroupilha e 23ª Fenakiwi, que ocorre de 9 a 25 de novembro.
O reforço nas equipes chega junto com a ampliação no modelo operacional da empresa pública, que passa a absorver todo o serviço de coleta de lixo, roçada, pintura de meio fio, varrição das ruas centrais, que já vinha efetuando, mais o trabalho de coleta e destinação correta de entulhos, manutenção de parques e praças e as podas, que eram executados pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito e de Meio Ambiente.
Conforme o presidente da Ecofar, Flávio Lopes, com a centralização, a intensificação e a ampliação dos serviços, a empresa garante uma logística mais efetiva na atuação e consegue absorver com mais eficiência a demanda dos bairros da cidade. “Montamos um cronograma que irá percorrer os bairros em um roteiro definido durante quatro dias da semana. No quinto dia, que é a sexta-feira, iremos atender aos chamados pontuais dos moradores que nos ligam solicitando algum serviço mais urgente. Estes chamados entrarão em uma fila para serem realizados de forma ordenada conforme a demanda”, disse. Para conferir o cronograma de ação da Ecofar, basta acessar o siteecofar.com.br. Para solicitar limpeza, poda ou outro serviço, o telefone é 3401-3655.
Sobre a absorção dos serviços antes prestados pela prefeitura e a mudança no modelo de operação da companhia, Lopes afirma que o objetivo é otimizar o serviço. “A equipe passa recolhendo entulhos, como sofás, terra, resíduos de construção, entre outros, levamos junto o triturador de galhos para fazer as podas necessárias e então chega a equipe da roçada, limpeza e pintura do meio fio para dar acabamento, deixando o serviço completo de uma só vez”, destaca.
Para possibilitar a implantação do novo modelo, a Ecofar precisou terceirizar a prestação dos serviços, a mão de obra e também o maquinário, veículos e equipamentos. “Atuávamos com quatro caminhões compactadores para a coleta de lixo, sendo que um estragou e ficamos com três. Agora, com a empresa GT Locações e Serviços trabalhando conosco, temos cinco caminhões à disposição com praticamente o mesmo custo de antes, sem a necessidade de manutenção ou aquisição de novos equipamentos”, declara. “A grande vantagem é que a Ecofar passa apenas a planejar, gerenciar, coordenar e fiscalizar o serviço, sem se preocupar com manutenção ou compra de equipamento, sem folha de pagamento para os trabalhadores e não precisa realizar Processo Seletivo para contratação”. A contratação da empresa representa um investimento mensal de R$ 650 mil, praticamente o mesmo custo que a Ecofar tinha antes com mão de obra e manutenção de equipamentos e maquinários.
Texto: Tomaz Graciliano
Fotos: Adroir da Silva
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 17/10/2018