Reunião do Comitê para ampliar debate e participação ocorre na próxima quarta-feira, dia 17, no Campus 8 da UCS Os debates sobre a reativação do transporte ferroviário e a qualificação logística da Serra Gaúcha, envolvendo a Região Funcional 3 e os m...
Reunião do Comitê para ampliar debate e participação ocorre na próxima quarta-feira, dia 17, no Campus 8 da UCS
Os debates sobre a reativação do transporte ferroviário e a qualificação logística da Serra Gaúcha, envolvendo a Região Funcional 3 e os municípios que compõem os Coredes das regiões da Serra, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, serão retomados pela da Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe), por meio da recomposição do Comitê do Trem Regional e Logística da Serra Gaúcha.
Visando a articulação e presença dos representantes do Executivo, Legislativo e entidades regionais, o prefeito de Farroupilha e presidente do Conselho Deliberativo AUNe, Claiton Gonçalves, convida prefeitos, vereadores, representantes de entidades empresariais e instituições de ensino para participar de Assembleia Regional da entidade, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 9h, na sede da entidade, situada no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na RS 122, Km 69.
Na pauta da assembleia estão a eleição dos novos membros do Comitê e da sua comissão executiva, o estabelecimento de diretrizes de trabalho e as prioridades do Comitê para o próximo biênio 2018-2020, além de assuntos gerais de interesse da região.
O objetivo do comitê é articular as demandas regionais, realizar ações e avançar em medidas práticas e concretas para a reativação do Transporte Ferroviário e qualificação da logística da Serra Gaúcha, integrando transporte de cargas e passageiros e sua conexão com os demais modais de transporte, num processo planejado, coletivo, gradativo e continuado.
Segundo o prefeito Claiton Gonçalves, a intenção é ampliar o debate e estender a participação para todas as 49 cidades da chamada Região Funcional 3, composta por 32 municípios da Serra, sete da região das Hortênsias e 10 dos Campos de Cima da Serra. “Além de aumentar a abrangência física, precisamos também ampliar o debate, tratando não apenas do trem de passageiros, mas de toda a logística, abrangendo o transporte de carga, as rodovias, os aeroportos e os dutos de energia”, destacou.
Após a formatação do Comitê, o objetivo é levar o assunto aos governos federal, estadual, envolvendo entidades nacionais e internacionais e, principalmente, aos representantes das classes econômicas e social. “É importante que tenhamos união de todos os segmentos da sociedade, de maneira que consigamos a maior representatividade e força para darmos seguimento à esta demanda”, observa o prefeito.
Objetivos do comitê
- Apropriar-se dos estudos, das prioridades e das demandas apresentadas por organizações regionais;
- articular-se com as demais instituições públicas da região que atuam neste segmento;
- definir e implementar as prioridades do setor;
- adotar medidas práticas e concretas para a retomada do modal ferroviário;
- dar continuidade aos debates ocorridos nos seminários “Trem e Desenvolvimento Regional”;
- realizar reuniões periódicas com o objetivo de dar andamento aos trabalhos;
- manter atualizadas as informações sobre os trabalhos a todos os seus membros;
- realizar ações locais e intervenções junto às instituições municipais, estaduais e federais;
- buscar e disponibilizar informações referentes aos setores representados;
- buscar logística e assessorias técnicas necessárias aos trabalhos;
- firmar Protocolo de Intenções entre União, Estado e Municípios para estabelecer as competências de cada um no processo de implantação dos projetos estratégicos;
- criar um cronograma de trabalho compartilhado.
Trem de Passageiros
O projeto do trem regional de passageiros está em discussão há mais de 10 anos e o plano piloto prevê ligação entre Caxias do Sul e Bento, contemplando Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. Um estudo de viabilidade chegou a ser elaborado, apontando positivamente para a realização do projeto. Apesar de ser uma das prioridades apontadas pelo Governo Federal, o projeto não avançou junto o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A elaboração de um projeto executivo para implantar a medida custaria cerca de R$ 300 milhões. Em 2014, a União enviou R$ 10 milhões para o projeto de um trem ligando Londrina e Maringá, no Paraná. O da Serra nunca recebeu verbas.
Texto: Tomaz Graciliano
Imagem: Reprodução/internet
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/10/2018