Encerrou no último sábado, 15 de setembro, a 8ª edição do Festival do Moscatel.

Encerrou no último sábado, 15 de setembro, a 8ª edição do Festival do Moscatel. Em três finais de semana de realização, nos dias 31 de agosto, 1, 7, 8, 14 e 15 de setembro, o evento enogastronômico serviu à vontade ao público visitante bebidas premiadas da Associação de Vinícolas de Farroupilha (Afavin) e cardápio especial  preparado pela equipe Dirceu Dalla Riva com assessoria da chef Janete Canello. A edição teve ocupação máxima em todas as noites, com o diferencial de acomodar os visitantes em mesas, com lugares para sentar e desfrutar com comodidade do que o evento oferece.

O Festival do Moscatel promove em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato e divulga a Indicação de Procedência Farroupilha, focada nos produtos moscatéis, ao mesmo tempo em que aproxima o consumidor dos produtos elaborados pelas vinícolas farroupilhenses. Mais de 40 diferentes rótulos, entre vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva, foram servidos em uma grande ilha central pelas empresas  Adega Chesini, Casa Perini, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Monte Paschoal, Vinhos Cappelletti, Vinhos Tonini e Vinícola Colombo.

O presidente da Associação de Vinícolas, João Carlos Taffarel, comemora o sucesso de mais uma edição na promoção e visibilidade revertida aos produtos e empresas participantes. “No Festival o Moscatel temos a oportunidade de apresentar e servir nossos rótulos diretamente ao consumidor, numa relação de proximidade e festividade que favorece a conquista de novos clientes”, aponta.

O Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, destaca a importância do Festival do Moscatel no desenvolvimento turístico local, ao evidenciar, por exemplo, o aquecimento registrado junto à rede hoteleira, com ocupação máxima atingida pelos hotéis no período, sendo que cerca de 80% dos ingressos do evento foram comercializados para visitantes oriundos  de 70 municípios, de seis estados brasileiros.  “O Festival do Moscatel se consolida como o principal evento turístico de Farroupilha. A sua realização impulsiona a cadeia turística local e faz com que o município se firme como um dos importantes destinos da Serra Gaúcha”, menciona.

A realização do 8º Festival do Moscatel foi da Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). Patrocinaram o evento Scholle IPN, Vinhos do Brasil/Instituto Brasileiro do Vinho  (Ibravin); Mario Tur, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria  Região Uva e Vinho (Segh),Tramontina e Bitcom TV&Internet Provider.

Informações sobre a edição 2019 poderão ser acompanhadas nos próximos meses no Facebook e Instagram Festival do Moscatel ou solicitadas junto à Secretaria de Turismo e cultura de Farroupilha, pelo telefone (54) 3261.6963 ou e-mail turismo@farroupilha.rs.gov.br e também pelo e-mail da Afavin:contato@vinhosdefarroupilha.com.br.

Texto: Marciele Scarton/Imediata Comunicação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Imprensa

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 17/09/2018