Ao todo, serão 20 galpões que abrigarão cinco entidades e demais grupos tradicionalistas e piquetes A construção do acampamento farroupilha já está em andamento no Largo Carlos Fetter, para receber a Farroupilha Bem Gaúcha, que vai de 14 a 23 de sete...
Ao todo, serão 20 galpões que abrigarão cinco entidades e demais grupos tradicionalistas e piquetes
A construção do acampamento farroupilha já está em andamento no Largo Carlos Fetter, para receber a Farroupilha Bem Gaúcha, que vai de 14 a 23 de setembro.
Com o espaço remodelado, um palco novo e muitas atrações, o evento terá 20 galpões sendo cindo de entidades tradicionalistas além de outros grupos e piquetes que completarão a estrutura.
O palco novo já está quase pronto e possibilitará um tablado de 80 metros quadrados sob um lonão especialmente montado para abrigar os shows, apresentações culturais e os grandes bailes do evento. estrutura conta com camarins e banheiro para artistas.
Os galpões que servirão almoços e jantas no melhor estilo gaúcho, mas também haverá praça de alimentação com lanches nos horários de funcionamento do acampamento.
Além de estacionamento com segurança e coberto por seguro, este ano a Brigada Militar terá um galpão próprio com brigadianos disponíveis durante todo o evento garantindo toda a segurança dos participantes.
Programação 6ª Farroupilha Bem Gaúcha 2018
de 14 a 23 de setembro de 2018 | Farroupilha/RS – Serra Gaúcha
A programação da 6ª Farroupilha Bem Gaúcha vai celebrar as origens da cultura e a tradição de um povo formado pela miscigenação de europeus e indígenas que viviam ao sul da américa latina. “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição” é o tema dos festejos farroupilhas de 2018, que terão início oficial na às 18h da sexta-feira, dia 14 de setembro , com a chegada da Chama Crioula. Mas a programação começa ainda pela manhã, a partir das 8h sobem ao palco os candidatos do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha na categoria Instrumental. Com o show “Três Pátrias, um só Gaúcho”, Leandro Ávila e Grupo Entre Céus e Bastos se apresenta às 19h . O primeiro dia do evento termina com a apresentação do Grupo Herança Fandangueira, às 20h30min.
Logo cedo no sábado, dia 15, começam os Jogos Campeiros, às 9h. Na parte da tarde, às 14h30min , tem palestra com Rogério Bastos , que vai falar sobre o Tropeirismo – Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense, assunto que é tema anual dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. O artista Diurian Matani sobe ao palco às 16h , dando sequência à programação artística e, para finalizar, o Grupo Herdeiros do Pampa se apresenta às 19h e, depois, o Grupo Quero-Quero anima o baile a partir das 21h .Os Jogos Campeiros continuam no domingo dia 16, a partir das 9h. Na parte da tarde, a partir das 14h , o “Chimarrão” será o tema da palestra de Liliane Pappen . A festança segue no domingo com o grupo Gurizada da Serra, às 15h30min . No final da tarde, João Chagas Leite faz grande espetáculo às 18h e, em seguida, o Grupo Estradero toca o baile a partir das 19h30min.A semana continua na segunda-feira, dia 17 , quando os candidatos do Farroupilha Bem Gaúcha sobem ao palco para cantar na modalidade Intérprete Vocal , a partir das 8h30min . A competição segue a tarde e, no finalzinho do dia ocorre a exibição do primeiro filme do Festival Gaúcho de Cinema, às 17h . A Câmara de Vereadores fará Sessão Solene de Entrega da Medalha Mérito Farroupilha, às 18h30min. Encerrando as atividades do dia, o Grupo Bolicho se apresenta às 20h30min.
Na terça-feira, dia 18 , será a vez da poesia, com a Declamação do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha a partir das 8h30min . A tarde, mais um filme do Festival Gaúcho de Cinema, às 18h, e shows com Fábio Soares e depois o Grupo Sangue Gaudério a partir das 19h30min .
O tablado da Farroupilha Bem Gaúcha vai estar movimentado e colorido com as apresentações de Danças Tradicionais do Concurso Artístico que ocorrem a partir das 8h30min da quarta-feira, dia 19 . Na parte da tarde, a partir das 19h30min, Lúcio Yanel fará grande apresentação com o ritmo latino de seu violão, dando o tom do tema da semana farroupilha. Em seguida, às 21h, Walther Morais fará o grande baile oficial, dando continuidade à programação da véspera do feriado.O Dia do Gaúcho, 20 de setembro , inicia com a Missa Crioula que será realizada às 10h . Na parte da tarde, Lucas Contini se apresenta, às 13h30min . A programação do feriado da quinta-feira segue com Teatro do Mulita, às 15h, e shows com Anderson Oliveira, às 16h30min, Cristiano Quevedo, às 18h, e Alexandre Batisti e Grupo Paiol, às 20h.Os vencedores do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha serão conhecidos na sexta-feira, dia 21, às 14h . No final da tarde, às 18h30min , o grupo Luz e Cena apresenta o espetáculo teatral “Mas Bah, Como Meu Rio Grande é Grande”. Na sequência, o Grupo Canteriando se apresenta às 20h , antes do baile com o Grupo Chasque , que será às 21h30min .
No penúltimo dia de atividades, ocorre o Torneio de Truco Cego em trios às 13h30min. A programação musical segue com o Grupo Seresteiros em grande baile da terceira idade às 14h30min . Fechando o sábado, dia 22, às 18h tem apresentação com o Grupo Fortchê e, em seguida, Baile com Machado e Marcelo do Tchê, às 2 0 h30min.
A programação do último dia dos Festejos Farroupilhas, o domingo, dia 23, começa às 13h30min , com o show de Lucas Contini . Na sequência, as invernadas dos CTGs da cidade mostram as danças tradicionalistas. César Oliveira e Rogério Melo se apresentam às 18h , antes do encerramento oficial do evento, com a Extinção da Chama Crioula . Depois, segue o baile com o grupo Eco das Coxilhas, às 20h .
“Argentina, Brasil e Uruguai: Três Pátrias Gauchas e uma só Tradição
Festejos celebram as origens da cultura gaúcha de 14 a 23 de setembro
A união dos povos, da cultura e dos costumes formam uma só identidade. Na Argentina, no Brasil e no Uruguai, a miscigenação de imigrantes europeus e nativos indígenas deram início a um modo de vida, a uma característica própria forjada pela dura lida no campo, pelo trato com o gado e rebanhos de ovelhas, e pelo manejo com os cavalos.
Na música, na poesia, na indumentária, nas vestimentas e na gastronomia, os gaúchos brasileiros do Rio Grande do Sul e os gauchos dos países de língua espanhola se identificam pela mesma tradição, se fundem, se assemelham e se influenciam nos pampas da região mais ao sul da América Latina. É neste bioma de pradarias, coxilhas, campos, serras e capões que, de botas, bombacha e lenço no pescoço se firmam homens e mulheres fortes, guerreiros e aguerridos, unidos por uma só memória.
E são as memórias e as tradições em comum, as peculiaridades e a miscigenação destas três pátrias gauchas que serão reverenciadas durante a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha, no largo Carlos Fetter, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. O concurso artístico de danças, poesia, música e canto, aliado aos Festejos Farroupilhas, transformará o município no palco da integração dos três países entre os dias 14 e 23 de setembro de 2018. Com o tema “Argentina, Brasil e Uruguai: Três pátrias gauchas e uma só tradição ”, os Festejos Farroupilhas proporcionarão uma programação recheada de cultura, folclore e lembranças.
Realizada pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a 6ª Farroupilha Bem Gaúcha conta com o patrocínio da Grendene, Freuden Bier, Silvestrin e Colombo, apoio do Di Capri Hotel, Fachini Extintores, Ferragem Debiasi, Vento Negro, Ecofar, Fachini Bebidas, Entidades Tradicionalistas e Brigada Militar. A produção cultural é da AM9 Produções.
Serviço:
O que: 6ª Farroupilha Bem Gaúcha
Quando: de 14 a 23 de setembro
Onde: Largo Carlos Fetter, Farroupilha, Serra Gaúcha
Entrada gratuita
Colabore com um quilo de alimento
Patrocínio: Grendene / Freuden Bier / Silvestrin / Colombo
Apoio: Di Capri / Fachini Extintores / Ferragem Bebiasi / Vento Negro / Ecofar / Fachini Bebidas / Entidades Tradicionalistas / Brigada Militar
Produção Cultural: AM9 Produções
Realização: Secretaria de Turismo e Cultura / Prefeitura de Farroupilha
Programação Completa – 14 a 23 de setembro
Dia 14, sexta-feira
- 8h – Início do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha – Instrumental
- 13h30 – Continuação do Concurso Instrumental
- 18h – Abertura Oficial – Chegada da Chama Crioula.
- 19h – Show com Leandro Ávila e Grupo Entre Céus e Bastos: “Três Pátrias, um só Gaúcho”
- 20h30 – Show com Grupo Herança Fandangueira
Dia 15, sábado
- 9h – Inicio dos Jogos Campeiros
- 14h30 – Palestra com Rogério Bastos, com o tema “Tropeirismo”
- 16h – Show com Diurian Matani
- 19h – Show com Grupo Herdeiros do Pampa
- 21h – Show com Grupo Quero-Quero
Dia 16, domingo
- 9h – Jogos campeiros
- 14h – Palestra com Liliane Pappen , com o tema “Chimarrão”
- 15h30 – Show com Grupo Gurizada da Serra
- 18h – Show com João Chagas Leite e Grupo
- 19h30 – Show com Grupo Estradero
Dia 17, segunda-feira
- 8h30 – Início do Concurso Intérprete Vocal
- 13h30 – Continuação do Concurso Intérprete Vocal
- 17h – Festival Gaúcho de Cinema
- 18h30 – Sessão Solene – entrega da Medalha Mérito Farroupilha
- 20h30 – Show com Grupo Bolicho
Dia 18 , terça-feira
- 8h3 – Início do Concurso Declamação
- 13h30 – Continuação do Concurso Declamação.
- 18h – Festival Gaúcho de Cinema
- 19h30 – Show com Fábio Soares
- 20h30 – Show com Grupo Sangue Gaudério
Dia 19 , quarta-feira
- 8h30 – Início do Concurso Danças Tradicionalistas
- 13h30 – Concurso de Chula e Continuação do Concurso Danças Tradicionais
- 19h30 – Show com Lúcio Yanel
- 21h – Show com Walther Morais (baile oficial)
Dia 20 , quinta-feira (feriado)
- 10h – Missa Crioula
- 13h30 – Show com Lucas Contini
- 15h – Teatro Adulto com Mulita
- 16h30 – Show com Anderson Oliveira
- 18h – Show com Cristiano Quevedo e Grupo
- 20h – Show com Alexandre Batisti e Grupo Paiol
Dia 21, sexta feira
- 14h – Entrega das premiações dos concursos Farroupilha Bem Gaúcha
- 18h30 – Grupo de teatro Luz e Cena com o espetáculo “Mas Bah, Como Meu Rio Grande é Grande”
- 20h – Show com Grupo Canteriando
- 21h30 – Show com Grupo Chasque
Dia 22, sábado
- 13h30 – Torneio de Truco Cego (trio)
- 14h30 – Show com Grupo Seresteiros (baile da terceira idade)
- 18h – Show com Grupo Fortchê
- 2 0 h30 – Show com Machado e Marcelo do Tchê
Dia 23, domingo
- 13h30 – Show com Lucas Contini
- 14h30 – Apresentação de Dança Tradicionalistas com:
CTG Aldeia Farroupilha
CTG Chilenas de Prata
CTG Rancho de Gaudérios
CTG Ronda Charrua - 18h – Show com César Oliveira e Rogério Melo
- 19h30 – Encerramento – Extinção da Chama Crioula
- 20h – Show com Grupo Eco das Coxilhas
Data de publicação: 29/08/2018