Esta é a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de um ano a menores de cinco para se vacinarem contra a pólio e sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças termina sexta-feira, dia 31 de agosto.

Esta é a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de um ano a menores de cinco para se vacinarem contra a pólio e sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças termina sexta-feira, dia 31 de agosto. Até o momento, 651 crianças ainda não receberam a vacina em Farroupilha. A última atualização enviada pela Vigilância Epidemiológica mostra que até esta sexta-feira, 24, 2.344 crianças foram vacinadas, o que representa 79,32% da meta. O Ministério da Saúde recomenda vacinar pelo menos 95% do público alvo, ou seja, 2.995 crianças.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão disponibilizadas no SUS. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Todas as vacinas do calendário, para crianças e adultos, estão disponíveis durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde de Farroupilha.

  Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Foto: Divulgação/Internet

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 27/08/2018