Estrutura serve de referência precisa para coordenadas geográficas e auxilia no planejamento da cidade Farroupilha conta com o primeiro marco geodésico homologado pelo Instituto Brasileiro de Geopolítica e Estatística (IBGE).

Estrutura serve de referência precisa para coordenadas geográficas e auxilia no planejamento da cidade

Farroupilha conta com o primeiro marco geodésico homologado pelo Instituto Brasileiro de Geopolítica e Estatística (IBGE). A iniciativa também foi um esforço conquistado graças ao projeto PMAT, depois de várias tentativas de homologação.

A estrutura, chamada de Marco Farroupilha, está localizada no Parque Cinquentenário e serve como referência para localização, posicionamento e medições. Os marcos geodésicos são pontos com informações precisas de latitude, longitude e altitude e são usados também como referência para a construções, demarcação de propriedades e para a elaboração de mapas.

O marco servirá como base cartográfica, não só para o município, mas para a região e o estado. E será muito útil para a implantação do Sistema Municipal de Referencia Cartográfica (SMRC). Ao todo, o município conta com uma rede dez marcos geodésicos, sendo seis implantados por meio do projeto PMAT e, destes, um homologado junto ao IBGE.

Data de publicação: 24/08/2018