Moradores de Farroupilha poderão destinar equipamentos, menos lâmpadas, pilhas e tonners Dar destino correto aos materiais, resíduos domésticos e equipamentos eletrônicos é dever de todos.

Moradores de Farroupilha poderão destinar equipamentos, menos lâmpadas, pilhas e tonners

Dar destino correto aos materiais, resíduos domésticos e equipamentos eletrônicos é dever de todos. A preservação ambiental e a redução da poluição passam por pequenos gestos. Por isso, mais uma etapa de coleta de Lixo Eletrônico será realizada pela Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Ecofar e da empresa Ambe Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, especializada na separação e destinação correta deste tipo de material.

A ação, destinada a pessoas físicas, vai ocorrer no estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), no sábado, dia 25 de agosto, das 9h às 15h. Será aceito o descarte de todos os tipos de eletrônicos, como eletrodomésticos da linha branca, computadores, monitores, impressoras, entre outros. Apenas não será permitido descartar pilhas, lâmpadas e tonners de impressão.

A expectativa da Administração Municipal é superar os números da coleta realizada no mês de abril, quando mais de 15 toneladas foram de materiais foram recolhidos. A última coleta de 2018 será realizada em dezembro. No ano passado, a campanha de recolhimento atingiu cerca de 100 toneladas de materiais encaminhados corretamente.

Lembre-se, a ação é destinada a pessoas físicas, por isso, empresas não poderão descartar seus resíduos no local.

O que pode ser descartado:

  • Linha Verde: informática, computadores, notebooks, etc
  • Linha Azul: Eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos
  • Linha Marrom: Equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores
  • Linha Branca: Freezers, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, mico-ondas

O que é lixo eletrônico?

É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso dos mesmos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.

Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs).

O que não pode ser descartado:

Confira onde devem ser entregues os materiais que não são aceitos como lixo eletrônico:

Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou no seletivo.

Pilhas e Baterias de equipamentos eletrônicos: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra. Além disso, o Sicredi mantém em sua agência – Rua Pinheiro Machado, 34, Centro – um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias.

Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes tem programas específicos de coleta de Cartuchos e Toner vazios. No momento da compra, certifique-se se a loja aceita o produto vazio.

Data de publicação: 14/08/2018