A Orquestra de Violões e o coral Abraçaí Canta, de Bento Gonçalves, são formados por crianças e adolescentes que se encontram semanalmente com educadores musicais, desenvolvendo um trabalho de sensibilidade, aperfeiçoamento musical e prática de repert...
A Orquestra de Violões e o coral Abraçaí Canta, de Bento Gonçalves, são formados por crianças e adolescentes que se encontram semanalmente com educadores musicais, desenvolvendo um trabalho de sensibilidade, aperfeiçoamento musical e prática de repertório.
O objetivo principal é oferecer às crianças e adolescentes o contato com a linguagem musical, proporcionando uma melhor qualidade de vida no meio social em que estão inseridos. Desde 2010, o grupo se apresenta em diversas oportunidades no município de Bento Gonçalves e cidades da região.
E nesta semana eles estiveram em Farroupilha, realizando apresentações nas Escolas Municipais Santa Cruz (Nova Milano) e João Grendene (1º de Maio). A ação foi uma realização do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria da Mulher. Mais de 50 crianças e adolescentes em cada escola participaram da atividade.
História
A ABRAÇAÍ – Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio a Infância e Juventude, surgiu em 1959 com o nome de Associação Beneficente Patronato Bento Gonçalves para atender meninos carentes em regime de abrigo.
A partir de 2008, com mudança de estatuto, passou a anteder modalidade de turno inverso, denominado serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a fim de possibilitar a proteção social, bem como qualificar os serviços prestados a comunidade de Bento Gonçalves e da ampliação do número de beneficiários atendidos.
A ABRAÇAÍ é uma entidade que objetiva desenvolver atendimento a crianças, adolescentes, seus familiares e comunidade em situação de vulnerabilidade social, buscando oferecer novas experiências e vivências que estimulam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, sem discriminação de sexo, raça ou credo religioso, zelando pela defesa dos seus direitos, com vistas a assegurar-lhes uma vida digna.
No ano de 2009, a ABRAÇAÍ passou a contar com a franquia do Programa Florescer através do Instituto Elisabetha Randon, que traz sua proposta, permitindo adequações de acordo com a realidade da comunidade na qual estamos inseridos. O Programa iniciou com 80 crianças e adolescentes, e veio para auxiliar na responsabilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, assumindo um compromisso com a cidadania.
Hoje conta com 250 beneficiários de 05 a 17 anos atendidos no contra turno escolar, que pertencem ao seguinte zoneamento: Bairros Santa Helena I, II e III, Fátima, Santo Antão, Santa Marta, Imigrante e Botafogo.
São desenvolvidas atividades como: Tecnologia da Informação e Comunicação; Noções Básicas da Língua Inglesa; Conscientização para a Vida, Corporal e Ambiental; Apoio à Escolarização; Musicalização: Flauta Doce, Coro, Violão Iniciante, Teclado, Orquestra de Violões; Escaletas; Expressão Corporal; Atendimento Social; Acesso à Informação e à Formação e Iniciação Profissional. Todas as atividades são acompanhadas por Educadores capacitados na sua área de atuação.
A partir 2013, conta com o Programa Capacitar – Curso de Aprendizagem em Comércio para adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, que acontece em parceria com o SENAI e SENAC, regulamentado pelo Programa Jovem Aprendiz. A Entidade oferece ainda alimentação e transporte e também promove ações, palestras e atendimento aos familiares.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Divulgação
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/06/2018