No próximo sábado, 05, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle e Defesa Animal, promove a primeira Feira de Adoções de cães. Será na Praça da Bandeira (Centro), das 08h às 11h.

     No próximo sábado, 05, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle e Defesa Animal, promove a primeira Feira de Adoções de cães. Será na Praça da Bandeira (Centro), das 08h às 11h. A ação faz parte da Campanha “Adote um amigo!”, lançada no último mês pela Prefeitura, com o objetivo de achar novos lares cheios de carinho e cuidado para os bichinhos abrigados atualmente no Centro de Amparo Animal.

Oito a dez cães, todos adultos, estarão na Feira. Lá, os interessados poderão conhecê-los e tirar todas as dúvidas. No entanto, para levar o amigo de quatro patas para casa, o responsável responde a um questionário que apura questões como os dados do adotante, local da moradia, se já possui outros animais, consciência sobre os cuidados e gastos futuros, entre outros. Durante a semana, o Departamento fará uma visita a residência e posteriormente é assinado o Termo de Responsabilidade.

Informações podem ser obtidas pelos telefones 54.3261.7914 ou 54.99628.1878, com Juelci.

7 motivos para você adotar um cãozinho

 1 – A adoção de animais gera economia

Uma das principais vantagens em adotar um pet ao invés de comprar, é não ter custos diretos.  Dessa maneira, é possível investir o dinheiro que seria gasto para comprar um animal de estimação, com rações, acessórios, brinquedos, casinha, caminha, cuidados médicos preventivos e em outras demandas do animal.

2 – Processo de adaptação em menor tempo

Não é uma regra, mas as adoções de gatos e cães permitem mais facilidade na adaptação, em ambientes sem estresse, comparado aos que viviam quando não tinham um lar. A independência dos vira-latas também costuma ser maior que a de um cão de raça adotado ainda filhote.

3 – Animais de rua são mais resistentes a doenças

Existe o mito de que animais de raça são mais resistentes e, por isso, deve-se comprar pela raça. Mas a verdade é que como o vira-lata é originado de várias cruzas, acaba gerando uma seleção natural em que os animais resistentes sobrevivem. No entanto, é preciso levar seu novo amigo periodicamente à uma clínica veterinária.

4 – Menos animais abandonados nas ruas

Adotando um bichinho encontrado na rua, você contribui para a diminuição da população de animais abandonados. Pode parecer um gesto muito pequeno, mas faz diferença. E é importante também divulgar para amigos e conhecidos como esse gesto pode mudar o cenário de comercialização animal.

5 – O temperamento do animal já está definido

Adotando animais adultos se tem a grande vantagem de identificar mais facilmente a personalidade do animal: brincalhão, retraído, tranquilo, agitado… Isso ajuda muito na hora de escolher o bichinho que vai se encaixar melhor na vida e rotina dos adotantes.

6 – Mais segurança para o dono

Pode não parecer, mas quem adota animais se beneficia mentalmente e fisicamente, sabia? Adotar um animal pode aumentar a autoestima e segurança do adotante, o que traz benefícios diretos para a saúde mental. Há pesquisas que garantem que cães são capazes de ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e sedentarismo dos donos.

7 – Amor, fidelidade e gratidão

É um fato que adotar de cães e gatos traz muito amor para o lar. Animais abandonados geralmente possuem muito apego com quem os adota, porque se sentem gratos pelo cuidado. O amor de gatos e cães para adotar é notável.

Fonte: Vetquality.com.br

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Adroir Fotógrafo e Divulgação/Internet

Design: Jonas Viega

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 03/05/2018