Instituições financeiras contam com novo programa a partir da competência de fevereiro de 2018 Farroupilha aderiu à nova ferramenta para Declarações Eletrônicas de Instituições Financeiras (Des-IF).
Instituições financeiras contam com novo programa a partir da competência de fevereiro de 2018
Farroupilha aderiu à nova ferramenta para Declarações Eletrônicas de Instituições Financeiras (Des-IF). O programa passa a valer para a competência de fevereiro de 2018, e o prazo para a declaração encerra na próxima terça-feira, dia 20. A secretaria Municipal de Finanças lembra, portanto, que não mais serão válidas as declarações feitas no sistema da INFISC.
A Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) é uma ferramenta exclusivamente digital, que padroniza o cumprimento das obrigações acessórias e pode ser acessado pelo link: farroupilhars.ereceita.net.br, no site do Município.
Por solicitação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em conjunto com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças (Abrasf) , foi criado um sistema padronizado nacionalmente capaz de coletar informações e dados das instituições financeiras e enviá-los ao fisco municipal.
Criado com base na escrita contábil, serve para registrar a apuração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e as operações das Instituições Financeiras e equiparadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central (Bacen) e demais Pessoas Jurídicas obrigadas a utilizar o Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif).
Texto: Tomaz Graciliano
Foto: Reprodução Internet
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 16/03/2018