Frente a manifestação em redes sociais, promovida na última segunda-feira, 26, pela ONG dos Peludos, a Prefeitura Municipal, ciente dos seus deveres de prestar esclarecimentos à comunidade e do compromisso com a verdade, vem a público esclarecer os se...
Frente a manifestação em redes sociais, promovida na última segunda-feira, 26, pela ONG dos Peludos, a Prefeitura Municipal, ciente dos seus deveres de prestar esclarecimentos à comunidade e do compromisso com a verdade, vem a público esclarecer os seguintes pontos:
1 – ATENÇÃO À CAUSA ANIMAL
O nascimento do Centro de Amparo Animal é acolhido e olhado com carinho pelo poder público. A Administração cedeu a área para a construção da nova estrutura, doada por um empresário do município (este sempre presente, participativo e colaborativo com ações para Farroupilha). É importante ressaltar, ainda, que a administração sempre forneceu 1,5 toneladas de ração por mês, além do repasse anual de R$ 50 mil reais, antes geridos pela ONG.
2 – SOBRE A PREFEITURA GERIR O CANIL
Isso aconteceu após a chamada pública para gestão do Centro de Amparo Animal, onde nenhuma ONG apresentou a documentação necessária e a condição jurídica regular para atender as exigências legais.
3 – SOBRE A ORGANIZAÇÃO
Sabemos que qualquer mudança gera transtornos. A mudança de endereço e estrutura, ocorrida há pouco mais de um mês apenas, ainda requer algumas ações e está em fase de finalização e organização. Pequenos ajustes estruturais ainda serão realizados, até que o ideal seja atingido. Ressaltamos, ainda, que a nova estrutura é muito mais confortável e adequada para uma acomodação digna dos animais, e extremamente superior ao espaço que antes eram acomodados ao longo dos anos.
4 – SOBRE A FALTA DE PROFISSIONAIS
O Município oferece a mesma quantidade de pessoas antes oferecida pela gestão anterior: são quatro os profissionais envolvidos, microempreendedores, os mesmos que antes atendiam a ONG. Ou seja, a qualidade e atenção envolvida é a mesma, pois são as mesmas pessoas.
5 – AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO
Além dos profissionais citados o município implementou o atendimento noturno, sempre com um profissional à disposição, o que antes não acontecia. Também está sendo trabalhada a ampliação da carga horária de atendimento do veterinário contratado, o que qualificará ainda mais o processo.
6 – SOBRE A RAÇÃO
A mesma foi adquirida em licitação e está sendo avaliada há apenas 6 dias. Isso foi acordado junto ao Conselho Municipal de Proteção aos Animais, com participação das ONGs. Após constatada a rejeição dos alimentos por parte dos cães, a administração trabalhará pelo cancelamento da compra e pela substituição por outra marca.
7 – SOBRE VACINAÇÃO
Os cães são vacinados anualmente. No momento o poder público está em processo de compras de doses o suficiente para a renovação da vacina de toda a matilha.
8 – SOBRE VERMINOSES
O Centro de Amparo Animal já recebeu, dos antigos gestores, alguns animais contaminados com verminoses em geral, além dos novos que também chegam contaminados, o que é algo normal se tratando de cães de rua. Os mesmos estão sendo tratados e em breve a situação estará sendo regularizada.
9 – SOBRE CASTRAÇÃO
Os únicos cães que não estão castrados no canil municipal são os recém-chegados, precisamente onze cachorros. Os mesmos serão castrados nos próximos dias.
10 – SOBRE DENÚNCIAS DE NEGLIGÊNCIA
A Administração está tranquila com relação ao atendimento e atenção prestada a todos os cães, bem como os dois citados (Scooby e Cascão). Todos os animais recebem a assistência adequada. Inclusive o cão Scooby foi atendido. Já o cão Cascão já estava isolado dos demais, aguardando a chegada do veterinário. Somos cientes das nossas responsabilidades, não negligenciando atendimento e buscando resolução para os desafios e necessidades que surgem diariamente.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 27/02/2018