Ô verão! Tempo de férias, praia e muita diversão, não é? Mas para quem não está no litoral e já voltou à rotina, o jeito é aproveitar o fim de tarde e o final de semana na cidade.

Ô verão! Tempo de férias, praia e muita diversão, não é? Mas para quem não está no litoral e já voltou à rotina, o jeito é aproveitar o fim de tarde e o final de semana na cidade. Por isso, separamos sete dicas para quem vai curtir o restinho do verão em Farroupilha. Confira! 🙂 

1. Música, esportes e um chima nos Parques

          Tem espaço pra todo mundo. Pai, mãe, filhinho, avô, os cachorros. Farroupilha é rica em belezas naturais e tem parques lindos pra curtir uma sombra, passear com as crianças, fazer piquenique, dar aquela corrida no final do dia e levar os pets passear.

              Começamos com o Parque dos Pinheiros ! Ô lugar mais lindo. Pra quem ainda não sabe, temos um belo parque bem no meio da cidade, rodeado por mata nativa, lago artificial, com lugar para as crianças brincarem, um baita gramado e ainda pista para caminhada e academia ao ar livre. Um ótimo lugar pra relaxar, tomar um chimarrão e gastar as calorias das férias.

       E para melhorar tudo isso, durante a semana, artistas locais fazem um som no final de tarde. Você pode conferir toda programação do projeto Parque Musical no link:https://goo.gl/vGjSYa.

         E se a gente quiser se afastar do centro? Tem também! É só andar mais um pouquinho e ir pra Nova Milano, no Parque da Imigração Italiana. Há dois anos, a Prefeitura revitalizou geral e agora o Parque tá lindão. Um lugar especial pra todas as idades.

         E do outro lado da cidade teeeeemmmm, Caravaggio ! Cenário lindo que inspira tranquilidade e o lazer com os amigos. Lugar super frequentado por ciclistas e pela galera fitness, que aproveita a pista que sai lá da Rodovia dos Romeiros e chega até um dos Santuários mais incríveis do Brasil para se exercitarem.

2. Partiu piscina?

        Tem dias que só um mergulho salva. Eita calorão! E sabia que você pode passar dias super legais, se refrescando em uma piscina olímpica e investindo bem pouquinho?  É isso mesmo. Farroupilha tem uma piscina pública, localizada no Parque dos Pinheiros.

       Para frequentar o espaço, basta pagar taxa de inscrição (que varia de R$ 30 a R$ 60), fazer sua carteirinha na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e realizar o exame médico. Corre que a temporada vai até o dia 25 de fevereiro, com funcionamento diário. Saiba tudo aqui:https://goo.gl/zXUtuq

        Mas se você é daqueles que adora uma diversão extra, Farroupilha também tem o Parque das Águas . São 10 piscinas, toboáguas e escorregadores, , além de estrutura de lazer com quiosques, churrasqueiras, quadras esportivas e espaço para camping e motorhome. Você pode se associar ou passar o dia por lá. Bom né? No site do Parque tem todas as informações:https://site.parquedasaguas.com.br/new/

        Outra boa alternativa é se associar em Clubes, como o Santa Rita e o Vasco da Gama , em Nova Milano). Os telefones são 54.981339815 ou 54.32611376 para o Santa e o 54.996117881 para o Vasco.

3. Que tal uma cerveja artesanal?

        Nada melhor do que relaxar depois do trabalho, apreciando uma boa cerveja artesanal, não é? Você pode convidar os amigos para uma boa conversa e aproveitar a programação das cervejarias farroupilhenses, durante toda a semana. Favorita Beer Store e Blauth Bier agradam todos os públicos com seus diferentes estilos. É só conferir as redes sociais e escolher. Fica a dica!

Blauth: https://www.facebook.com/blauthbier/

Favorita: https://www.facebook.com/favoritabeerstore/

4. É época de vindima!

      Hummm! Cheirinho de uva no ar…uma das épocas mais lindas na serra gaúcha já começou. A colheita da uva proporciona belos cenários e também boas oportunidades de lazer. As vinícolas costumam realizar programações diferenciadas , com degustações, passeios e piqueniques pelos parreirais.

      Aproveite para conhecer o que nossa cidade produz, como os vinhos finos e os espumantes moscateis, cada vez mais em destaque por todo o Brasil. Lembre-se: Farroupilha é a maior produtora de uvas moscatéis do Brasil, então, bebida de qualidade é o que não falta.

     Para saber mais e agendar sua visitação, informe-se aqui:portaldoturista/vinicolas/.

5. Salto Ventoso é um clássico

     Sim, é demais! Você pode ir uma, duas, três, dez vezes! Sempre será maravilhoso estar em contato com a natureza e contemplar uma das cascatas mais lindas do Rio Grande. Se você não conhece ainda, o Salto Ventoso fica a 12 quilômetros do centro da cidade, na Linha Muller – 3º distrito.

      Lugar perfeito para esquecer da rotina, do stress do trabalho, dos conflitos da vida moderna. Para os aventureiros, ainda é possível percorrer as trilhas que levam às ruinas de uma residência imponente e fazer um rapel pelo paredão.

       Vale lembrar que não são permitidos banhos, o que não impede de você de passar um dia bem agradável fazendo um piquenique ou churrasco. É só levar cadeira, protetor solar e repelente! Aproveite!

Informações: https://goo.gl/PgRTSE

  6. Tá estressado? Vai pescar! Ou faz um churrasco que também acalma 🙂 

      Já ouviu isso, né? E não é que funciona!?

      Então, não te estressa por que não está de férias. Aproveita os lugares que tem em Farroupilha pra ficar relax. Chama a família, os amigos, a namorada, o namorado, quem mais quiser e se programa. Temos quatro lugares perfeitos pra você pescar ou fazer aquele churrascão. Se liga!

      Gparque – Fica no interior de Farroupilha, na Linha Jansen. Além de preparar a carne, você pode dar uma caminhada pela mata, praticar rapel e escalada na pedra e ainda dar um mergulho na piscina. O vidinha boa! Dá uma olhada no site: http://www.gparque.com.br. 

      Pesque Pague Portal dos Coqueiros – Lugar de beleza incrível, em Nova Sardenha, 3º distrito! Toda a família pode ir. Tem lugar para as crianças se divertirem, campo pra jogar bola, passeio a cavalo e até uma pista de motocross. Ah, e tudo muito bem equipado pra preparar o almoço: quiosques com churrasqueiras, mesas, bancos e pias. Bora lá?

       Pague Pesque Camping Mützenberg – Mais um lugar daqueles! Pra ter um dia de lazer muito bom ou até acampar, curtindo a natureza, pescando nos açudes, brincando com a criançada ou jogando um futebol. Fica no Desvio Blauth. 

       Cascata da Usina – Pensa num lugar tri! Era a primeira usina hidrelétrica de Farroupilha. É cercado de uma linda paisagem natural com riachos e matas e um grande gramado para prática de esportes. Fica a onze quilômetros do centro da cidade, na Linha 30, e tem toda a infraestrutura para atividades de camping, além de campo de futebol sete, e de vôlei. 

7. Pega o carro e se larga pelo interior

     Tá de boa, o tempo está legal? Então aproveita para conhecer o interior de Farroupilha. Sério, tem paisagens lindas e uma calmaria incrível. E se você não quiser ir sem programação, tem duas opções bem legais: a Casa Sueca e a Casa de Bona .

A Casa da Cultura Sueca ou Svenska Kulturhuset funciona numa antiga fábrica de cordas de linho, atividade trazida da Suécia em 1890 pelos imigrantes suecos e pertencente à família Bohm. Para conhecer a cultura e saborear a gastronomia típica é preciso agendar.

Já a Casa de Bona marca o estilo arquitetônico típico dos imigrantes italianos na serra gaúcha. A construção de 1888 serviu de residência e comércio, e encontra-se em uma linda propriedade particular, onde a natureza forma um cenário único com uma cascata que encanta os visitantes.

Mais informações aqui: portaldoturista/.

Confira na galeria mais imagens registradas por farroupilhenses e visitantes!

 

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 29/01/2018