Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais na mão das pessoas, aproximando quem está longe, facilitando a comunicação e agilizando diversas atividades do dia-a-dia, investir em mecanismos que garantam uma prestação de serviço mais eficaz, eficient...
Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais na mão das pessoas, aproximando quem está longe, facilitando a comunicação e agilizando diversas atividades do dia-a-dia, investir em mecanismos que garantam uma prestação de serviço mais eficaz, eficiente e rápida é cada vez mais necessário.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Farroupilha aderiu em setembro do ano passado o aplicativo “Fala, Cidadão!”, para ouvir as sugestões de demandas dos farroupilhenses.
O aplicativo é mais um canal de comunicação entre o Poder Público e a população e pode ser instalado em smartphones Android e iOSe também acessada pelo computador.
Ligado à Ouvidoria Municipal, que também atende pelo telefone 3261.6996, o Fala, Cidadão! APP serve para que as pessoas fiscalizem tudo o que ocorre na cidade, além de informar sobre as demandas que precisam de atenção, solicitar ações da prefeitura em todas as áreas e sugerir melhorias para Farroupilha.
Com o sistema, que já é utilizado em diversas cidades do Brasil, os usuários podem reportar situações do cotidiano como buracos nas ruas, postes e fios caídos, focos de dengue, entre outras questões, como sugestões de melhorias e investimentos.
Através do mecanismo, a pessoa cria uma demanda, informando qual é a questão que necessita de atenção, inclusive mandando fotos e a localização. A informação é passada para os servidores das diversas secretarias da prefeitura. Prontamente, a situação é encaminhada para o setor responsável, que responde ao usuário sobre o prazo e a possibilidade ou não de dar andamento à questão. Quando a ocorrência foi resolvida, o usuário é informado. Durante o processo, outras pessoas podem participar da mesma demanda, dando apoio e acompanhando o andamento.
O objetivo do aplicativo é mapear os principais problemas da cidade e resolvê-los de forma rápida e eficiente, fazendo a comunidade participar das ações e da melhoria do município, por meio de sugestões, reclamações e até elogios.
Como Funciona?
Baixe o aplicativo para celular gratuitamente no Google Play ou na APP Store, ou acesse o site Fala, Cidadão! Farroupilha
1 – Você se depara com alguma irregularidade ou problema que precisa ser melhorado
2 – Utiliza o aplicativo para criar uma demanda e avisar a prefeitura pelo Fala, Cidadão!
3 – A Ouvidoria recebe a demanda e repassa para o setor responsável
4 – A equipe é deslocada para o local indicado para avaliar o problema, e a demanda entra na lista de tarefas a fazer.
5 – Quando a demanda for resolvida, você recebe um aviso no aplicativo
6 – Pronto! Você ajuda a sua cidade a ficar ainda melhor
Ação
Através de alertas gerados via o aplicativo pela população a prefeitura tem condições de mapear as ocorrências, atendendo tudo de forma mais rápida e colaborativa.
O que é?
Uma ferramenta para gestão da cidade, um aplicativo 100% gratuito para os habitantes. Nela, os moradores poderão informar à prefeitura as ocorrências na cidade, tais como buracos em vias públicas, mato alto, postes caídos, focos de dengue, assim como sugerir melhorias para a cidade. Ainda tem o Fique Sabendo, que comunica todas benfeitorias e alertas na cidade diretamente pelo aplicativo, para todos os cidadãos.
Como funciona?
A partir de alertas criados pela população, a administração da cidade terá mais facilidade para definir quais problemas e melhorias que merecem atenção prioritária.
Objetivos
O Fala, Cidadão! é um Aplicativo colaborativo com o objetivo de auxiliar prefeituras e cidadãos a terem uma comunicação mais eficiente.
Quem pode participar?
Todos os cidadãos de Farroupilha através do uso do aplicativo ou pelo computador.
Como posso me engajar?
Apenas instalando o aplicativo gratuito e informando as ocorrências pela cidade. Mais informações, acesse www.falacidadaoapp.com.br
Principais vantagens do aplicativo
Ferramenta moderna, simples e acessível à grande maioria da população.
Atualização colaborativa, incentivando os moradores a participarem da gestão.
Canal direto para os moradores ajudarem a construir uma cidade melhor.
Presença no principal meio digital de comunicação da população: o celular.
Texto: Tomaz Graciliano
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 12/01/2018