O Natal está chegando e, para ajudar o consumidor a não cair em ciladas e evitar futuras dores de cabeça nas compras dos presentes, o Procon Farroupilha preparou algumas dicas e orientações.
O Natal está chegando e, para ajudar o consumidor a não cair em ciladas e evitar futuras dores de cabeça nas compras dos presentes, o Procon Farroupilha preparou algumas dicas e orientações.
Confira:
– Nas compras por telefone, catálogo ou internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto, para trocar ou desistir da compra. Para isso, é necessário guardar todos os documentos que comprovem a compra e o pagamento;
– Antes de efetuar a compra, o ideal é que pesquise o preço daquele mesmo produto em outros estabelecimentos, pois a variação de uma loja para a outra é bem grande e pode fazer com que o consumidor saia no prejuízo se comprar por impulso;
– Evite comprar produtos de procedência duvidosa. Lojas que não fornecem nota fiscal não são indicados;
– O pagamento à vista pode trazer mais vantagem, mas se a única opção for a compra a prazo, fique atento às taxas de juros e número de parcelas, pode não ser um bom negócio;
– Confira o estado em que a mercadoria se encontra antes de assinar qualquer documento de recebimento. Se houver irregularidades, registre no próprio documento e devolva o produto para troca;
– Lembre-se que a troca por tamanho, cor ou gosto, é uma liberalidade das lojas. Por isso, negocie com o vendedor, se na hora da compra ele aceitar efetuar a troca do produto mesmo sem defeito, a informação deve constar por escrito na nota fiscal ou etiqueta junto ao prazo para realização da mesma;
– Já se o produto apresentar defeito, o estabelecimento é obrigado a efetuar a troca. Lembrando que o prazo é de até 30 dias para produtos não duráveis e até 90 dias para produtos duráveis;
– Se o consumidor optar pela compra de cesta de Natal, é importante que verifique a data de validade dos alimentos e peça um documento por escrito que comprove o dia, horário e local combinado para a entrega.
Se o consumidor se sentir prejudicado ou constatar qualquer irregularidade no comércio, deve procurar de imediato o Procon e registrar a queixa. O Procon Farroupilha fica na Rua 14 de Julho, 710, junto ao CEAC. O horário é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é 3261-7928.
Fonte: Procon Farroupilha
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Internet
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 19/12/2017