A data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência.
A data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência.
A Secretaria Desenvolvimento Social e Habitação, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, promove a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Infanto-Juvenil.
Durante a semana foram veiculados spots em rádio alertando sobre a importância e o dever de proteger as crianças e adolescentes e de denunciar casos de violência através do dique 100. E no sábado, das 9h30 às 11h30, haverá distribuição de material alusivo à campanha com o objetivo de informar e conscientizar a população acerca da violência, a qual acomete significativamente as crianças e adolescentes mundialmente. Em caso de chuva a ação será cancelada.
A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Infanto-Juvenil foi instituída pela Lei Municipal nº 3563 de 01/10/2009. A proposta é mobilizar, discutir, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência.
Denúncias
No Brasil o Disque 100 ou Disque Direitos Humanos é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os números oficiais de 2016 apontam 77.290 violações recebidas pelo canal referentes a crianças e adolescentes. O serviço tem atendimento 24 horas. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 05/10/2017