Grande parte das micros, pequenas e médias empresas do Brasil ainda não usam as mídias digitais como meio divulgação. É o que revela a pesquisa “A Pequena e Média Empresa no Ambiente Digital”, realizada pela GuiaMais no ano passado.
Grande parte das micros, pequenas e médias empresas do Brasil ainda não usam as mídias digitais como meio divulgação. É o que revela a pesquisa “A Pequena e Média Empresa no Ambiente Digital”, realizada pela GuiaMais no ano passado. De acordo com o levantamento, no final de 2016, apenas 7% anunciavam online e somente 22% possuíam site próprio para garantir presença na web. Isso significa que a maioria dos empreendimentos está perdendo ótimas oportunidades de negócio.
Pensando em mudar essa realidade em Farroupilha, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, criou no início de julho o Programa Empreendedor Digital, que está incluindo os pequenos empresários na internet, através da criação de sites e de páginas em redes sociais de forma totalmente gratuita. Os atendimentos acontecem sempre às terças-feiras, das 13h às 17h, na Sala do Empreendedor, no CEAC. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3261.6960.
“Cada pessoa tem o espaço de uma hora para escolher a ferramenta que vai utilizar e tirar todas as suas dúvidas. “O interessado telefona para agendar, marcamos uma hora. Quando ele chega, eu explico a diferença de criar uma página ou site institucional, para começar a ser capturado pelas buscas do Google. Vamos colocar endereço, telefone, o que ele faz. Todos os sites são adaptáveis, funcionam tanto em desktop quanto mobile. Se fizer uma página no Face, a pessoa tem que estar disposta a atualizar sempre, com promoções, anúncios. Muitas vezes ele não tem e-mail, a gente cria também, faz toda a orientação de uso. A pessoa sai daqui com uma ficha com suas credenciais de acesso.”, ressalta o agente de desenvolvimento econômico da Secretaria Gabriel Tavares.
Por enquanto, o Programa é voltado aos Microempreendedores Individuais – MEIs, que possuem inscrição municipal válida, como explica Tavares. “A gente exige que o MEI seja de Farroupilha e esteja regularizado, com Alvará e CNPJ pronto. Estamos trabalhando somente com MEIs, porque entendemos que por ele ser pequeno, normalmente trabalhar sozinho, ter um faturamento menor, talvez tivesse menos condições financeiras e tempo de ir atrás disso, mas nada impede de ampliar esse projeto para outras naturezas jurídicas de empresas”, destaca.
Por que estar na internet?
Com o acesso cada vez mais facilitado à internet, os empreendimentos que estão na rede podem ser facilmente localizados, além de atingirem um número muito maior de pessoas, se comparado aos meios tradicionais de divulgação. Outras vantagens importantes são as negociações dinâmicas e diretas, que ampliam a chance de obter novos clientes. Portanto, figurar nas listas de resultados de buscas online, bem como em redes sociais, se firmam como importantes diferenciais na comercialização de produtos e serviços.
Paralelo à necessidade latente das empresas estarem presentes no meio digital, estão as ferramentas de construção de web sites e as páginas de redes sociais. Elas podem ser criadas gratuitamente, o que garantem um investimento inicial reduzido para o empresário. Conforme o diretor de marketing da agência de publicidade Orgânica Digital, já são mais de 94,2 milhões de internautas ativos no Brasil, o que reforça a importância dos canais digitais para qualquer empresa. “As estratégias de marketing digital permitem alcançar, dentro desse universo de milhões, aqueles indivíduos que têm um maior potencial de se tornarem consumidores de determinada marca ou produto, iniciando um relacionamento com essas pessoas. As mídias sociais são um exemplo de recurso que possibilita que as empresas se tornem mais conhecidas entre os clientes já consolidados, mas também que expandam a atuação”, destaca em artigo publicado em junho de 2016.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 22/09/2017