O Procon Farroupilha realizou, no primeiro semestre deste ano, 1.816 atendimentos. Somados ainda aos atendimentos de julho (235) e agosto (251), já são 2.302 pessoas atendidas neste ano, com um índice de 85% da resolução dos problemas apresentados.
O Procon Farroupilha realizou, no primeiro semestre deste ano, 1.816 atendimentos. Somados ainda aos atendimentos de julho (235) e agosto (251), já são 2.302 pessoas atendidas neste ano, com um índice de 85% da resolução dos problemas apresentados.
As empresas que mais receberam reclamações dos consumidores foram as de telefonia. Confira abaixo o ranking de atendimento de reclamações:
1º – Telefônicas
2º – Eletrodomésticos (garantia)
3º – RGE
4º – Loja de informática e sites
5º – Bancos
A maioria das reclamações sobre telefonia refere-se a cobrança indevida e dificuldade para cancelamento dos serviços contratados. Por isso, o Procon orienta que os clientes fiquem atentos sobretudo ao receber ligações das empresas de telefonia. É imprescindível que a pessoa anote o protocolo do atendimento, pois é com esse número que o consumidor poderá questionar a empresa ou abrir a reclamação no Procon. É importante também que verifique e se informe sobre o que está sendo oferecido pelo atendente, pois muitas reclamações referem-se a cobrança maior e serviços adicionais do que foi contratado no momento da ligação.
Outro assunto com número expressivo de reclamações, sobretudo com eletrodomésticos e eletrônicos, é a garanti estendida. Trata-se de um seguro e não uma garantia propriamente dita, sendo desnecessária frente a existência da garantia legal, prevista pelo código de defesa do consumidor. Portanto, o consumidor não é obrigado a fazer. Isso pode ser classificado como uma venda casada.
Para efetuar qualquer reclamação, o Procon Farroupilha fica na Rua 14 de Julho, 710, junto ao CEAC. O horário é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é 3261-7928. O Procon Farroupilha é vinculado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Humano.
Texto: Claudia Chiele
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 06/09/2017