A força-tarefa conjunta entre os moradores das áreas públicas, equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e ECOFAR iniciará os traba...

A força-tarefa conjunta entre os moradores das áreas públicas, equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e ECOFAR iniciará os trabalhos na quinta-feira, dia 10, se estendendo pela sexta-feira, dia 11, e acabando as atividades no sábado, dia 12 de agosto. Em caso de chuva, o mutirão será transferido para data posterior a ser divulgada.

Essa ação visa conscientizar a população local sobre a importância e responsabilidade de se cuidar do meio ambiente, pois dentre as áreas públicas que serão alvo do mutirão, algumas estão debaixo da rede elétrica de alta tensão, e outras são consideradas Áreas de Preservação Permanente, ou seja, áreas cobertas ou não por vegetação nativa, com as funções ambientais de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, e proteger o solo. É importante frisar que mesmo habitando em situação irregular, todos somos responsáveis pela sustentabilidade ambiental do terreno em que vivemos, pois nossas ações locais acabam se expandindo e tomando proporções maiores. Portanto, cabe a cada um de nós cuidar e zelar por um bem que é de todos.

O mutirão fará a limpeza e retirada de materiais em descarte, além de serviços de melhorias nas vias de acessos e entornos através de alguns reparos. O foco de atuação está nas vias e áreas públicas das ruas Manoel Pasqual, Guaporé, Ronda Alta, Nonoai, Gramado, Porto Alegre e Avenida das Indústrias.

Mas, para que isso aconteça, é importantíssima a participação e colaboração dos moradores. A comunidade local precisa fazer parte dessa ação juntando e separando os materiais orgânicos e recicláveis que deseja descartar de suas moradias, além de auxiliar no recolhimento de materiais que se encontram em vias públicas.

Texto e Arte: Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 09/08/2017