Adquiriu uma linda orquídea, e agora? Como mantê-la saudável e exuberante? Como fazer com que floresça novamente?Para esclarecer todas essas dúvidas, a Casa de Cultura promove a Oficina “Como Cultivar Orquídeas”, no dia 09 de agosto, às 19 horas....
Adquiriu uma linda orquídea, e agora? Como mantê-la saudável e exuberante? Como fazer com que floresça novamente?
Para esclarecer todas essas dúvidas, a Casa de Cultura promove a Oficina “Como Cultivar Orquídeas”, no dia 09 de agosto, às 19 horas. A atividade é gratuita, aberta ao público em geral e não há necessidade de inscrição prévia.
A oficina será ministrada pelo agricultor Rodrigo Pasa, orquidófilo há 16 anos, sócio e responsável técnico pelo Orquidário Pasa, Membro da Associação Farroupilhense de Orquidófilos (AFO), Conselheiro técnico da AFO e representante da Associação junto ao Conselho Técnico da Federação Gaúcha de Orquidófilos.
Serão abordados os seguintes assuntos:
- Visão geral das Orquidáceas, principais espécies e suas características;
- Manejo: Substratos, regas e adubação;
- Noções de sanidade e controle de pragas;
- Atividade prática: replantando uma orquídea;
- Perguntas e comentários sobre as plantas trazidas pelos participantes (cada participante poderá trazer uma planta que, conforme a disponibilidade de tempo, poderá ser examinada pelo instrutor).
6ª Exposição Estadual de Cymbidium
Ainda nesse mês, a Associação Farroupilhense de Orquidófilos promove a 6ª Exposição Estadual de Cymbidium. O evento ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Centro Comunitário Evangélico (Luterano). Na sexta e no sábado, o horário é das 13h às 19h. No domingo, a exposição funciona das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita.
Os Cymbidium são as orquídeas mais cultivadas no nosso país. Apesar de serem originárias da China e de outros países asiáticos, adaptam-se perfeitamente às nossas condições atmosféricas e são cultivadas principalmente como planta de vaso no exterior. Existem alguns tipos em que a haste cresce na vertical, outros em que a haste pende formando bonitos cachos floridos, que duram meses. Existem muitas espécies botânicas, mas a maior parte das variedades que se encontram à venda são híbridos melhorados de maneira obtermos mais facilmente melhores florações, com flores maiores e com melhores cores. Suas flores são muito duráveis, sendo frequentemente utilizadas como flor de corte, para a utilização em arranjos florais que podem durar semanas. O florescimento ocorre geralmente na primavera, por ser uma planta de clima temperado.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Imprensa
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 03/08/2017