O Serviço de Proteção ao Consumidor de Farroupilha (Procon) de Farroupilha, além de divulgar mensalmente a pesquisa de preços, lista também o ranking de atendimentos.
O Serviço de Proteção ao Consumidor de Farroupilha (Procon) de Farroupilha, além de divulgar mensalmente a pesquisa de preços, lista também o ranking de atendimentos. No mês de junho foram realizados 293 atendimentos, sendo que a maioria deles para informações e orientações. As reclamações sobre os serviços de telefonia foram as mais volumosas, com 79 casos.
Confira o balanço de atendimentos do mês de junho:
Eletrodomésticos/ Móveis/ Celulares | 35 |
Bancos | 8 |
Cartões | 5 |
Seguros | 0 |
Imobiliárias | 0 |
Loja informática/ Sites | 10 |
Plano de Saúde | 1 |
Escola | 0 |
RGE/ AES Sul/ Corsan | 28 |
Informações/ Orientações | 127 |
Telefonia | 79 |
Total de atendimentos | 293 |
As empresas de telefonia fixa e celular foram as campeãs de reclamações protocoladas em junho no Procon Farroupilha. A maioria das reclamações sobre telefonia refere-se a cobrança indevida e dificuldade para cancelamento dos serviços contratados. Por isso, o Procon orienta que os clientes fiquem atentos sobretudo ao receber ligações das empresas de telefonia.
Primeiramente, é imprescindível que a pessoa anote o protocolo do atendimento, pois é com esse número que o consumidor poderá questionar a empresa ou abrir a reclamação no Procon. É importante também que verifique e se informe sobre o que está sendo oferecido pelo atendente, pois muitas reclamações referem-se a cobrança maior e serviços adicionais do que foi contratado no momento da ligação.
E quando o consumidor solicita o cancelamento de algum serviço, é de praxe das operadoras oferecer planos de menor valor. Em muitos casos o consumidor pé ludibriado e acaba aceitando a oferta. Porém, ao receber a fatura, ocorre como no caso anterior, a cobrança maior e serviços adicionais do que foi contratado no momento da ligação.
Para efetuar qualquer reclamação, o Procon Farroupilha fica na Rua 14 de Julho, 710, junto ao CEAC. O horário é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é 3261-7928. O Procon Farroupilha é vinculado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Humano.
Texto: Claudia Chiele
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 12/07/2017