O Projeto Caminhos, promovido pelo Espaço da Arte, tem o objetivo de capacitar artística e culturalmente os docentes Professores da rede pública de ensino de Farroupilha são capacitados para trabalhar as práticas teatrais nas escolas da cidade.
O Projeto Caminhos, promovido pelo Espaço da Arte, tem o objetivo de capacitar artística e culturalmente os docentes
Professores da rede pública de ensino de Farroupilha são capacitados para trabalhar as práticas teatrais nas escolas da cidade. O projeto Caminhos para a cena promovido pelo Espaço da Arte, foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura – Farroupilha Cultural, e tem o apoio da Secretaria de Educação. Um dos projetos está sendo realizado nessa quinta-feira, dia 29 de junho. São duas oficinas teatrais para 50 professores municipais.
O objetivo do projeto é capacitar artística e culturalmente os docentes para a produção teatral, influenciando na melhoria da qualidade do ensino, no crescimento cultural, na formação dos educandos como indivíduos e consequente transformação sociocultural. “Os professores passam a ser multiplicadores de todo esses conhecimentos que eles irão adquirir na oficina. Eles receberão conteúdos práticos sobre os elementos da criação e montagem de peças teatrais”, explica o idealizador do Espaço da Arte, Fernando Tepasse. Essa atividade ocorre no auditório do CEAC.
As aulas serão ministradas por Tepasse, e cada educador recebe um exemplar do livro Caminhos para a cena – desenvolvendo teatro de qualidade na escola, de autoria do idealizador do Espaço da Arte. O projeto ainda irá encaminhar 10 exemplares da mesma obra para a Biblioteca Municipal de Farroupilha.
E para julho terá a apresentação da peça “Uma História de Amor”, no Clube Santa Rita, outro projeto promovido pelo Espaço da Arte que também foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A peça Uma História de Amor será assistida por 800 professores da rede municipal e também terá entradas gratuitas. Montada a pedido do Programa A União Faz a Vida e a partir de uma ampla pesquisa com educadores, o espetáculo fala sobre a essência do que é ser professor. Como pano de fundo, ela mostra o drama de Osvaldo, um velho professor que, com a morte de sua esposa, resolveu se aposentar e viver em meio a suas lembranças.
Espaço da Arte
O Espaço da Arte é uma associação sem fins lucrativos, fundada por Fernando Tepasse em março de 2004, na cidade de Bom Princípio. Tem como missão utilizar a arte-educação como instrumento de socialização, desenvolvimento humano e artístico, realizar projetos e ações em saúde e assistência social através da arte, criar e produzir espetáculos e eventos culturais. Já atuou em 38 cidades do RS, com oficinas de teatro e dança, para mais de 10 mil alunos, desde sua fundação. Hoje está presente em 11 municípios gaúchos, em Porto Alegre, região metropolitana, Vales do Caí, Sinos, Taquari e Serra, contando com mais de mil alunos e atuando de maneira descentralizada, em parceria com prefeituras, entidades, organizações e iniciativa privada.
Fonte: Espaço da Arte
Fotos: Adroir Fotófrado/Assessoria de Imprensa
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 29/06/2017