O termo gameficação está relacionado ao uso de jogos para desenvolver engajamento, participação e comprometimento entre equipes de uma determinada área de atuação.
O termo gameficação está relacionado ao uso de jogos para desenvolver engajamento, participação e comprometimento entre equipes de uma determinada área de atuação. Na educação, tem a capacidade de tornar as aulas e disciplinas mais atraentes, produtivas e eficientes para os estudantes e professores, além de desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.
Para fazer uso da gamificação, portanto, não é preciso usar jogos prontos – apesar de eles serem uma das possibilidades. Jogos como Minecraft – em que os jogadores precisam encontrar recursos, construir estruturas e plantar para sobreviver – tornaram-se populares não apenas entre crianças e adolescentes, mas entre educadores.
Na sala de aula, os professores podem usar a gamificação criando cenários, missões e desafios para os alunos cumprirem. A narrativa dos games deve ser direcionada ao conteúdo que será ensinado, substituindo as aulas e criando um espaço de imersão de conhecimento.
Por isso, professores de 4º e 5º anos da rede municipal de ensino participaram na semana passada da Oficina de Gameficação, ministrada pela professora Carolina Wiedemann Chaves, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilh. Ela que trabalhou com os professores o game Minecraft e explicou como transformar os assuntos de sala de aula em games.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação
Data de publicação: 28/06/2017