O desenho do aluno Mateus Weber, estudante na Escola Municipal Novas Sardenha foi o escolhido por votação popular para ser o mascote do Programa de Educação Fiscal, Financeira e Direitos do Consumidor de Farroupilha.

O desenho do aluno Mateus Weber, estudante na Escola Municipal Novas Sardenha foi o escolhido por votação popular para ser o mascote do Programa de Educação Fiscal, Financeira e Direitos do Consumidor de Farroupilha. A produção do aluno foi o preferido de 49% dos participantes, recebendo 3.176 votos.

Agora, o mascote precisa ganhar um nome. Por isso, de 26 de junho a 05 de julho os estudantes da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, vão fazer suas sugestões. A direção de cada escola escolherá apenas um nome, que deve ser entregue até o dia 08 do mesmo mês, na Secretaria Municipal de Educação, conforme regulamento.

No dia 10, o Grupo de Educação Fiscal, Financeira e de Direitos do Consumidor, juntamente com as Secretarias de Educação e de Finanças escolherão os três finalistas, que irão para votação popular, no período de 11 a 17 de julho. A divulgação dos resultados ocorre a partir do dia 20, no site (www.farroupilha.rs.gov.br) e na página do Facebook da Prefeitura de Farroupilha (facebook.com/farroupilhars).

A entrega das medalhas e de um prêmio especial para os finalistas de cada etapa, professores e suas respectivas escolas, ocorrerá durante um Cerimonial, em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Educação. A ação faz parte do projeto Atitude Cidadã, que está ensinando a educação financeira, fiscal e de direitos do consumidor aos cerca de 8 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Atitude Cidadã

O Atitude Cidadã começou ainda em 2016, quando a Prefeitura decidiu unir programas já realizados pelo poder público com iniciativas do setor privado e levá-los em forma de conteúdo para a sala de aula. Com a adesão das escolas, os professores foram capacitados para trabalharem os temas com os estudantes e receberam material de apoio, como as revistas do Programa de Educação Fiscal do Estado, a Cartilha Cidadão Consciente do Procon Municipal e o Guia de Educação Financeira do Sicredi.

Entre os assuntos que os estudantes continuam aprendendo estão a leitura da nota fiscal, a quantidade de impostos pagos, como eles são aplicados pelo município, os deveres e direitos do consumidor e a importância de economizar para a realização dos sonhos. O objetivo principal é a formação de cidadãos conscientes.

Em 2017, o projeto ganhou ainda mais força e os temas foram incluídos de forma interdisciplinar no currículo escolar. Mais de 8 mil estudantes estão sendo beneficiados ao longo do ano letivo, podendo expandir o aprendizado aos seus familiares.

Todas as tarefas desenvolvidas pelos estudantes são registradas e podem ser conferidas no link: https://atitudecidada.wixsite.com/atitudecidada.

O projeto Atitude Cidadã é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das Secretarias de Finanças, Gestão e Governo, Gabinete do Prefeito e Assessoria Jurídica.  São parceiros do projeto Cooperativa Sicredi, CDL Jovem, OAB, Ministério Público Federal, Receita Estadual, Programa Educação Fiscal e Procon Municipal.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 23/06/2017