Defesa Civil do município doou lonas para veranenses e se engaja em mobilização regional   A Defesa Civil de Farroupilha está engajada para colaborar com os municípios vizinhos atingidos pelas chuvas dos últimos dias e o vendaval desta semana.

Defesa Civil do município doou lonas para veranenses e se engaja em mobilização regional

 

A Defesa Civil de Farroupilha está engajada para colaborar com os municípios vizinhos atingidos pelas chuvas dos últimos dias e o vendaval desta semana. Além de já ter destinado mais de dois mil metros de lonas para Veranópolis, na quinta-feira, dia 9, agora a mobilização, em conjunto com a campanha realizada pela CDL, é para arrecadar donativos e destinar para os locais mais necessitados da região e do estado. Entre as principais necessidades estão produtos de limpeza e higiene, colchões, roupas de cama e cobertas, água e alimentos não perecíveis. Roupas e agasalhos não são de maior urgência, mas os itens que não foram distribuídos pela Campanha do Agasalho também serão encaminhados. O Departamento de Defesa Animal da prefeitura também recolhe ração para os animais de estimação das famílias atingidas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Farroupilha, Gilberto do Amarante, a iniciativa de colaborar com Veranópolis partiu do prefeito Claiton Gonçalves. “Possuíamos um estoque de lonas para emergências e de pronto destinamos para Veranópolis. Fomos levar lá e foi gratificante a alegria das pessoas quando receberam os donativos”, destaca. Naquela cidade, cerca de 1,5 mil casas foram destelhadas pelo vendaval e a chuva de granizo da madrugada da quinta-feira e a ajuda de Prefeitura beneficiou 30 famílias. Ainda na quinta-feira, um grupo de voluntários da Defesa Civil deu apoio ao Corpo de Bombeiros para cortar lonas que ficarão de reserva em Farroupilha para casos de urgência.

Unindo esforços à mobilização da CDL de Farroupilha, a Defesa Civil de Farroupilha está em contato com os órgãos dos demais municípios vizinhos para fazer uma destinação coordenada. “É importante perceber que não é somente Vila Oliva ou Veranópolis que precisam de donativos. São inúmeras as cidades atingidas e precisamos fazer uma distribuição justa, conforme a necessidade de cada município”, avalia Amarante.

A campanha do CDL ocorre neste sábado, das 09h às 15h. Serão arrecadados produtos de limpeza e higiene, colchões, roupas de cama e cobertas, água e alimentos não perecíveis. A comunidade pode colaborar encaminhando os donativos para dois pontos de coleta na rua Júlio de Castilhos. Um em frente às lojas Colombo, e outro em frente à loja Pintura Íntima. As entregas devem ocorrer no próprio sábado.

Danos em Farroupilha

Apesar do vendaval e da chuva de granizo desta semana ter atingido Vila Oliva, em Caxias do Sul, Veranópolis e Bento Gonçalves, entre outros municípios da Serra, Farroupilha passou praticamente ilesa às intempéries. Os principais problemas do município estão nas ruas sem pavimentação que, por conta do excesso de água, gera acumulo de lama. Além disso, algumas árvores e postes caíram, mas os problemas mais graves já foram contornados, assim como as demais situações das semanas anteriores. “Algumas localidades ainda estão sem energia elétrica”, avalia o coordenador da Defesa Civil.
De acordo com Amarante, há um esforço da Defesa Civil, em conjunto com a RGE, para que haja uma atenção especial e substituição de postes antigos. Além disso, há grande preocupação com a fiação caída, uma vez que pode expor os moradores a risco. “Já estamos em contato e buscamos soluções rápidas para evitar qualquer tragédia”, destaca.

Para acionar a Defesa Civil, os telefones de contato são 9994.00041, com Amarante, ou 9964.02547, com Éder. A Defesa Animal atende pelo telefone 99127.8483, com Edson.

Texto: Tomaz Graciliano

Fotos: divulgação Defesa Civil

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 09/06/2017