Ação na Praça da Emancipação motiva separação e destinação correta dos resíduos A prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da AmbyService, realiza neste sábado, di...
Ação na Praça da Emancipação motiva separação e destinação correta dos resíduos
A prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da AmbyService, realiza neste sábado, dia 10, a segunda etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico. A ação ocorre na Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura, das 9h às 15h, e pretende alertar sobre a importância da separação e destinação correta de resíduos.
Entre os materiais que serão aceitos neste sábado estão: calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, equipamentos de informática, videocassete e DVD, televisores e monitores, geladeira, freezer, fogão, lavadora, ar-condicionado, entre outros.
Importante lembrar que somente pessoas físicas podem depositar os materiais, ou seja, não é permitida a participação de empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais.
A primeira etapa anual do recolhimento ocorreu em fevereiro e a terceira e última ação está marcada para o dia 11 de novembro.
O lixo eletrônico será encaminhado à empresa AmbyService, especializada na separação e destinação correta deste tipo de resíduo. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 54. 3261.6932.
O que não será aceito:
Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou no seletivo.
Pilhas e baterias: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra. Além disso, o Sicredi mantém em sua agência – Rua Pinheiro Machado, 34, Centro – um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias.
Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes têm programas específicos de coleta de cartuchos e tonner vazios. No momento da compra, certifique-se de que a loja aceite o produto vazio.
O que é lixo eletrônico:
É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado destes produtos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.
Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs). Por isso, antes do descarte e da reutilização, é necessário que eles passem por um processo de descontaminação.
Texto: Tomaz Graciliano
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 07/06/2017