Na próxima sexta-feira, dia 02 de junho, será realizado o Seminário Educação sem Machismo, a partir das 8h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Na próxima sexta-feira, dia 02 de junho, será realizado o Seminário Educação sem Machismo, a partir das 8h, no Salão Nobre da Prefeitura. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS, Procuradoria Especial da Mulher, Prefeitura de Farroupilha e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Estarão debatendo e conversando com o público a Deputada Manuela D’Ávila, a Dra. Daniela de Campos, Professora e Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do IFRS – Campus Farroupilha, e a Ma. Deisi Noro, Professora Coordenadora-Geral do Fórum Municipal de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação.

Seminário Educação Sem Machismo

Especialistas em gênero são unânimes ao discutir os caminhos para combater a violência de gênero: investimento em educação. Entidades como a ONU Mulheres e a PLAN Brasil, dentre outras, já colhem resultados de iniciativas com professores e estudantes em diferentes regiões do país. Respondendo a uma demanda da educação, em desenvolver o tema em salas de aula do Rio Grande do Sul de maneira transversal, atravessando e desconstruindo um imaginário já estabelecido, a Procuradoria Especial da Mulher organizou o projeto Educação Sem Machismo, de capacitação, troca de experiências e desenvolvimento de conteúdo para uma escola sem machismo.

A procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com diversas entidades, lançou no dia 23 de março o Projeto Educação Sem Machismo, com o Seminário Estadual de capacitação “Escola de Desprincesamento: Formando Educadores, Educadoras e Estudantes para uma Escola sem Machismo”. O seminário apresentou iniciativas que já existem no Brasil e no mundo, no sentido de fazer da escola um espaço de formação sem preconceitos e estereótipos de gênero, capacitando 500 professores e estudantes.

O objetivo é preparar professores e professoras de todas as regiões para uma educação que promova a equidade de gênero, em parceria com as prefeituras municipais e ou universidades regionais.

A meta é realizar o Seminário, neste ano, em 30 municípios gaúchos, capacitando 6 mil pessoas.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 31/05/2017