Farroupilha sedia jogo no sábado, dia 03, no Ginásio do Saturno, quando as equipes disputam o Troféu 22ª Fenakiwi Buscando uma melhor preparação para o Campeonato Panamericano de Handebol que acontece na Argentina de 18 a 25 de junho deste ano, a S...

Farroupilha sedia jogo no sábado, dia 03, no Ginásio do Saturno, quando as equipes disputam o Troféu 22ª Fenakiwi

Buscando uma melhor preparação para o Campeonato Panamericano de Handebol que acontece na Argentina de 18 a 25 de junho deste ano, a Seleção Uruguaia realizará na Serra Gaúcha uma série de 3 amistosos com a APAHAND/UCS/Farroupilha.

O selecionado uruguaio chega ao Brasil nesta sexta-feira, dia 02, onde a noite disputará o Troféu 50 Anos da UCS e 40 Anos do Curso de Educação Física. Esse primeiro jogo terá entrada gratuita e será realizado no Ginásio Poliesportivo da UCS às 20 horas e 30 minutos.

Já no sábado, dia 03, o desafio vai para a sua nova casa. É a estreia da APAHAND/UCS/Farroupilha no Ginásio do Saturno em Farroupilha. Na oportunidade será disputado do Troféu 22ª Fenakiwi. O jogo terá início às 17 horas. Para esse jogo festivo, sugere-se, a doação de um kg de alimento não perecível que será destinado a entidades assistenciais do município. Nesse dia as atividades do handebol começam um pouco antes com um jogo exibição entre as equipes infantis (sub-14) do Alcatéia de Carlos Barbosa e da APAHAND/UCS.

Finalizando a passagem uruguaia pela serra, o último jogo será também no Poliesportivo da UCS, no domingo pela manhã às 10 horas.

Para o técnico Gabriel Citton, a vinda da seleção uruguaia sela o bom relacionamento da APAHAND com equipes, seleções e profissionais de nível nacional e internacional. “Hoje, graças a nosso bom relacionamento, conseguimos fazer esse amistoso de luxo, que auxiliará o Uruguai no Pan, mas nos beneficiará muito para conhecermos mais nossa equipe. Um jogo forte contra uma seleção nos ajudará a acertar o time para a Liga Nacional.” pontua o técnico. Na visão do preparador físico Rafael dos Santos, o jogo contra o Uruguai vai revelar o real estado físico do grupo. “Até agora não fomos exigidos fisicamente. O jogo uruguaio sempre foi de muita velocidade e garra. Se aguentarmos o ritmo uruguaio confirmará o caminho certo do trabalho. Caso contrário, ainda é tempo de adequar” comenta o preparador físico.

A APAHAND foi uma das equipes que mais importou atletas do Uruguai para seu plantel, tendo nos últimos 8 anos 5 atletas que integraram os grupos participantes da Liga Nacional. Dessas 5 atletas, quatro serviram a seleção, criando um vínculo de amizade entre clube e seleção.

Dentro de quadra foram dois encontros, ambos válidos pela Copa Mercosul de Handebol em 2010. Nessas duas oportunidades a APAHAND obteve um empate e conquistou o título da competição com uma vitória em cima da seleção uruguaia. “Independente de vitória ou derrota, o importante é a preparação para ambas equipes, mesmo assim a rivalidade sadia entre os dois países entrará em quadra e todos vão querer a vitória e mais um troféu” salienta o técnico Gabriel Citton.

Após os jogos, tanto em Caxias do Sul como em Farroupilha, as atletas e comissão técnica da APAHAND/UCS/Farroupilha e da Seleção do Uruguai estarão à disposição da comunidade para fotos e autógrafos.

A APAHAND/UCS/Farroupilha conta com o apoio de Grendene, UCS, Prefeitura de Farroupilha, Marcopolo, Belga Matrizes, Lei de Incentivo ao Esporte, Mar Um Sports e Open Design de Interiores.

Texto: Rafael dos Santos/ APAHAND/UCS/Farroupilha

Foto: Marina Ceresa/Divulgação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 30/05/2017