Série de três oficinas será realizada para treinar servidores e gerar economia A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha iniciou nesta semana uma série de treinamentos com os servidores responsáveis pela fiscalização de...

Série de três oficinas será realizada para treinar servidores e gerar economia


A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha iniciou nesta semana uma série de treinamentos com os servidores responsáveis pela fiscalização de contratos e compradores da prefeitura. A intenção do treinamento Fiscalização de Contratos Administrativos e Orçamento Público, é garantir o cumprimento da Lei Federal 8.666, que trata sobre as licitações e contratos, otimizar a aquisição de equipamentos e materiais e a prestação de serviços, além de garantir economia para os cofres públicos.

Os fiscais de contratos de diversas secretarias participaram do primeiro ato, na segunda-feira, dia 22, e puderam trocar experiências e se aprimorar no exercício de suas funções. A oficina foi ministrada pela equipe de consultoria da Rodrigues e Rodrigues e contou com as palestras do Assessor Jurídico Gelso Priotto, e os advogados Claudio Rodrigues e Claudiomir da Rosa.

Segundo o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin, é preciso que todos os setores envolvidos no processo de compras e contrato atuem em união e consonância. “Grande parte dos servidores possuem o conhecimento, mas não havia um trabalho de grupo cooperativo que se ajude nos processos”, ressalta. Para ele, o Poder Público precisa, cada vez mais, criar estes mecanismos para “otimizar os processos, gastar menos e melhor e tornar a máquina mais ágil”.

O segundo encontro, previsto para a segunda quinzena de junho, terá foco nos compradores das secretarias e o terceiro trará orientações para a formação do termo de referência. “Este documento é um dos principais no processo, pois é nele que se especifica o que deve ser comprado ou contratado. Por isso, quanto mais informações e características do produto ou serviço conter neste termo, melhor será o processo licitatório”, salienta. Depois dos três encontros, a secretaria estuda realizar uma quarta oficina para avaliar os processos, as melhorias implantadas e os resultados alcançados com a iniciativa.

Texto e fotos: Tomaz Graciliano

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 23/05/2017