Na última semana, o Prefeito Claiton Gonçalves esteve em Brasília, participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Na última semana, o Prefeito Claiton Gonçalves esteve em Brasília, participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Lá, apresentou dois projetos do município, a Farmácia Solidare e o Alvará 48 Horas, nas arenas temáticas de saúde e de desenvolvimento econômico. No entanto, a viagem à capital federal não serviu apenas para mostrar Farroupilha e suas boas iniciativas a dezenas de gestores brasileiros, mas também para alinhavar outros assuntos importantes em ministérios, órgãos federais, empresas públicas e gabinetes de lideranças políticas.
De acordo com o Prefeito, entre os assuntos tratados no Ministério do Turismo, estiveram o pedido de liberação do trecho ferroviário que passa por Nova Sardenha, em Farroupilha e por Carlos Barbosa. A intenção é ampliar o roteiro turístico feito pela Maria Fumaça. O pedido também foi feito no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Outro ponto abordado foi o projeto Caminhos de Caravaggio, roteiro de cicloturismo, de 150 km entre os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha e de Canela, passando por Caxias do Sul, Vale Real, Nova Petrópolis e Gramado e que nos próximos meses deve ganhar uma comissão formada por prefeitos.
“Foram solicitadas verbas para o município nas mais diversas áreas, principalmente para a conclusão das pistas de caminhada para Caravaggio e para o asfaltamento da estrada que liga o centro da cidade até Salto Ventoso. Falamos também sobre a inclusão do enoturismo nos materiais e nas estratégias de divulgação do turismo brasileiro, documento que entregamos também na Embratur. Nos reunimos ainda com lideranças políticas e empresas públicas apresentando, divulgando e buscando parceiros para a Fenakiwi”, explica o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, que participou da agenda em Brasília. “Tivemos uma conversa com uma entidade bancária para tocar projetos asfaltamentos, compra de veículos e equipamentos para escolas”, completa Claiton.
A importância que o espumante moscatel tem para Farroupilha e a expressão que vem ganhando em todo o Brasil também foi tema tratado no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “A bebida não única apenas pelo terroir , mas pela qualidade e sabor que apresenta, e eu, faço questão de apresentar o moscatel farroupilhense por onde eu vou”. Na ocasião também foi apresentado o projeto para inclusão e/ou substituição dos refrigerantes nas escolas de todo o Brasil, a partir da produção da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (CENECOOP).
Texto: Renata Parisotto
Fotos: Adroir Fotógrafo e Divulgação
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 22/05/2017