Espaço de contra turno municipal comemorou o aniversário com atividades especiais na última semana

Espaço de contra turno municipal comemorou o aniversário com atividades especiais na última semana

São Jonathans, Marias, Filipes, Iuris, Emilys, Raíssas, Diegos, Natashas e outras centenas de crianças e adolescentes que estão crescendo e construindo suas histórias em Farroupilha. Dessas, 260 frequentam todos os dias um local bem especial, onde o afeto e a educação transformam vidas. Estamos falando do Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela (COSTV). Localizado no bairro Industrial, a instituição municipal de contra turno escolar visa desenvolver meninos e meninas em condição de vulnerabilidade social de forma integral, além de mantê-los sempre distantes das situações de risco que a rua oferece.

Recentemente, o Centro completou 30 anos e a data foi comemorada com diversas ações. No dia 08 de maio, a equipe de professores e direção atual ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para homenagear os profissionais que já estiveram à frente do COSTV. “Nestes anos todos, o espaço foi coordenado e dirigido por competentes educadores, de exemplar envolvimento, que fizeram a diferença em cada criança e jovem que por ali passou. Mais que profissionais, são cidadãos envolvidos e comprometidos com a cidade. Agradecemos a cada um de vocês e estendemos este momento de gratidão às suas respectivas equipes”, destacou na ocasião, a atual diretora Adriana Langanz Danelon.

Mas a festa de aniversário mesmo, com muita alegria e entusiasmo, aconteceu no próprio Centro Ocupacional, com convidados mais do que especiais: estudantes, suas famílias, ex-alunos, professores e apoiadores. Na sexta-feira, 09, uma cápsula do tempo foi preenchida por cartinhas, desenhos e lembranças produzidas pelos estudantes. Ela será aberta somente daqui há 10 anos. Também, durante toda a semana passada, os visitantes puderam apreciar os trabalhos realizados em sala de aula, como cartazes, textos, maquetes, fotografias, assistir a apresentações musicais e teatrais e até almoçar com os pequenos.

 

Foi o que fez a presidente do Conselho de Pais e Mestres (CPM), Diene Piva, que aproveitou o intervalo do trabalho e dividiu a mesa com os dois filhos. Para a mãe, nada supera a tranquilidade de saber que o Henrique, de 5 anos e Natália, de 10 anos, estão seguros e bem acompanhados, enquanto ela se dedica ao emprego. “Para nós, pais, o Centro é muito importante. É seguro, tem estrutura, alimentação maravilhosa, oficinas, ajuda da psicóloga e não tem custo. É o lugar onde a gente sai para trabalhar e se sente tranquila. É tudo de bom na nossa vida”, enfatiza.

Conforme a diretora Adriana, os atendimentos são direcionados a crianças e jovens de 5 a 14 anos, em vulnerabilidade social que estudam nas escolas dos bairros Industrial, Monte Pasqual, América e Alvorada. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, em dois turnos, sendo que os alunos são divididos em turmas de acordo com a sua faixa etária e escolaridade.  São oferecidas refeições, lanches e atividades recreativas, como jogos pedagógicos, filmes, aulas de musicalização, informática, artes, teatro, literatura, capoeira, educação corporal, coral, além de meditação e acompanhamento cognitivo. “Nossos alunos têm aulas de violão, escaletas e percussão, educação física, entre outras diferentes atividades lúdicas e multidisciplinares, com horários rotinas de higienização e regras de convivência praticados diariamente”. Através da Secretaria de Educação, o Centro também mantém parcerias com diversos segmentos da comunidade, a fim de qualificar o tempo dos alunos e inseri-los produtivamente em diversos contextos. “ Temos parceria coma Tramontina com o Projeto Semeando Sorrisos, onde recebem gratuitamente atendimento dentário em várias especialidades; com o SESI, que nos apoia em eventos, atividades literárias e com materiais esportivos; com o COMDICA, por meio do projeto “Salvando Vidas no Bairro Industrial”, onde são colocadas à disposição uma psicóloga e uma assistente social que realizam o trabalho técnico no atendimento às nossas crianças e suas famílias. Temos ainda parceria com o Planeta Água, SICREDI, Cartório Kunzler, Rotary e com os CRAS”, explica Adriana.

Atualmente a equipe de trabalho do COSTV tem 22 profissionais entre professores, psicóloga, assistente social, educadores sociais, instrutor de música, oficineiros do Novo Mais Educação, estagiário e funcionários da merenda e higienização.

Emerson Rodrigues, 10 anos, é umas das crianças que ficaria exposto às situações de risco, caso não frequentasse o Centro Ocupacional. Ele ainda é uma criança tímida, de pouca fala, mas conforme contam os coleguinhas e a professora de Artes, Elaide Siepmann, já mudou muito desde que entrou no COSTV, há cerca de um ano. Agora, além de interagir e fazer mais amigos, ele se interessa de verdade pelas aulas de informática, pelos dias na brinquedoteca e pelas aulas de arte. “aqui desde o ano passado. Sou feliz aqui. Eu brinco, jogamos no computador e futebol egostando de fazer crochê, já fiz quatro pulseiras para mim e uma toalha que vou dar para minha mãe domingo”.

Já sua colega, Nataly Legestão Maciel, 10 anos, não conhece timidez. Ao ver a equipe de reportagem da Prefeitura, logo disse que queria dar uma entrevista. Como já era de se esperar, ela impressionou com sua habilidade comunicativa “Eu quero agradecer a diretora, uma pessoa muito carinhosa, e todas as profes por todo o amor e carinho que me deram, a cozinha pelo lanche de cada dia, todos os trabalhos, as brincadeiras, as atividades legais, os almoços especiais. Muito obrigado”, finalizou a pequena sorridente.

A importância do local para a vida dessas crianças e adolescentes é enorme, afinal o Centro acaba se tornando uma referência de vivência na sociedade para eles, como ressalta Adriana. “ Representa um norte, um referencial de saberes e um referencial de convivência, onde se exercitam os valores morais, contribuindo assim para educação integral das crianças. Para nós, professores, é um espaço de trabalho onde se potencializa a valorização da diversidade, com liberdade e responsabilidade, onde os valores de família são exercidos diariamente nas rotinas, tornando o centro, um grande espaço de troca de saberes. Todos os profissionais que aqui trabalham se dedicam e acima de tudo tem um carinho especial pelos seus alunos, transformando essa troca de saberes em exemplo e amizade. O COSTV modifica todos que entram e que saem daqui, de forma a entender melhor o mundo que nos cerca, e a valorizar mais a vida e o ser humano”.

É justamente por ter papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, que a Prefeitura quer ampliar o Centro Ocupacional. De acordo com a Secretaria de Educação, estuda-se a possibilidade de utilizar o antigo posto de saúde do bairro, hoje desocupado. Com isso, poderiam ser ofertadas de 90 a 130 novas vagas. O projeto de reformulação do local, que prevê cinco salas, sendo uma para psicóloga, uma para oficinas e três para aulas, e três banheiros, está praticamente pronto e os próximos passos são a captação de recursos e abertura de licitação para realização da obra. “ Na minha família o centro já faz parte desde o tempo do meu irmão, então, se a gente conseguisse ampliar para atender mais famílias, para dar um lugar seguro, seria tudo de bom. Eu trabalho o dia inteiro e batalhei muito por uma vaga, e quero isso também para as outras mães trabalhadoras”, avalia Diene.

 

Para que a comunidade possa acompanhar o trabalho desenvolvido, o Centro Ocupacional criou um blog, onde são postadas frequentemente imagens e informações sobre as atividades. Para conferir basta acessar o linkhttps://centroocupacionalfarroupilha.blogspot.com.br/. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (54) 3268.3055, (54) 9632.2156 e pelo e-mail centro_ocupacional@yahoo.com.br

Se você gostou da reportagem especial de hoje, compartilhe! Ela também está na página Facebook.com/farroupilha.rs. Todas as imagens realizadas para compor a matéria podem ser vistas no link: https://www.flickr.com/photos/farroupilha.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

 

Data de publicação: 18/05/2017