A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião nesta quarta-feira, dia 10, no auditório do Ceac. Foram tratados assuntos relacionados ao mosquito borrachudo e a aplicação do BTI.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião nesta quarta-feira, dia 10, no auditório do Ceac. Foram tratados assuntos relacionados ao mosquito borrachudo e a aplicação do BTI. Participaram mais de 30 lideranças das comunidades do interior do município. Na ocasião, também foi apresentado o agente de endemias Márcio Ambros do Amaral, novo responsável pelas questões ligadas ao mosquito borrachudo.

Segundo Amaral, neste ano, a exemplo de anos anteriores, os moradores de áreas rurais de Farroupilha receberão aproximadamente 500 litros do larvicida biológico para as aplicações que serão realizadas em dois períodos, entre agosto e setembro e entre dezembro e janeiro. Cada aplicação deverá ser efetuada em três doses, com intervalo de 15 dias entre cada uma, para garantir melhor eficiência.

Na ocasião foi reforçada a necessidade da aplicação correta e na dose adequada do material. “É sempre importante ressaltar que o trabalho dos líderes e dos agricultores tem sido essencial para o controle da praga, mas também devemos sempre orientar sobre a forma correta e a dose certa de aplicação”, salientou Amaral.

Durante o encontro, as lideranças sugeriram o aumento das aplicações ao longo do ano, pra garantir uma maior cobertura de combate ao mosquito borrachudo. A possibilidade será debatida com a Secretaria de Saúde, uma vez que o BTI é um produto de custo elevado, podendo chegar a cerca de R$ 100,00 ao litro. Entretanto, para este ano será mantida a previsão de fornecimento das doses para as duas doses do produto.

Texto e fotos: Tomaz Graciliano

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 10/05/2017